Como se manter emocionalmente saudável em tempos de pandemia

24 de março, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/288/1080x1080.png

Os pacientes que já enfrentam uma série de medos e incertezas por conta do tratamento oncológico, podem sofrer ainda mais neste momento de pandemia devido ao excesso e desencontro de informações, bem como pela necessidade do isolamento social. Mas algumas medidas simples podem ajudar a reduzir a ansiedade e o sofrimento.

“É importante evitar ficar absorvido nesta avalanche de informações. Filtre somente o que é verdadeiro e necessário, evitando fake news e pensamentos catastróficos que aumenta a ansiedade. Evite ficar muito tempo na internet ou em outros meios de comunicações em busca de novas informações”, orienta Ana Eliza Sakakibara, psicóloga do IOV.

Aproveitar o tempo de isolamento social para se dedicar a atividades prazerosas como leitura, filmes, ouvir música e até mesmo conversar com familiares e amigos pelas redes sociais e por ferramentas de vídeo conferência também pode ajudar.

“O isolamento social diz respeito ao contato físico, mas hoje com a ajuda de redes sociais e ferramentas de vídeo conferência é possível manter a conexão e estabelecer novas formas de contato para oferecer apoio e amor”, conclui.