Cuidado Coordenado é estendido à Radioterapia

18 de setembro, 2019 em

http://iov.com.br/files/c/235/1280x960.jpg

Com a missão de oferecer atendimento centrado nas necessidades do paciente, o modelo de Cuidado Coordenado vem sendo aplicado com sucesso pelo Instituto de Oncologia do Vale nas unidades de quimioterapia há três anos. Visando ampliar cada vez mais os benefícios deste modelo, neste semestre ele também se estendeu também aos pacientes da radioterapia.  

O Cuidado Coordenado da radioterapia dispõe de uma equipe exclusiva com duas enfermeiras, que acolhem e acompanham o paciente durante todo o tratamento. Elas têm um papel muito importante de orientação e suporte, atuam principalmente no controle da dor e dos efeitos colaterais, proporcionando apoio e antecipando as necessidades do paciente.

“O Cuidado Coordenado na radioterapia é uma experiência nova. Esse acolhimento durante o tratamento é de extrema importância para o paciente, permite com que ele seja acompanhado por alguém da equipe que irá tirar todas as dúvidas e orientar durante todo o tratamento até a melhora no quadro”, destaca Sheila Viana Reis Fernandes, VSM da Assistência do IOV.

Nas unidades de quimioterapia, desde que começou a ser aplicado, o modelo de cuidado coordenado já reduziu em 75% as idas dos pacientes ao pronto atendimento.