Cuidado do corpo e da mente é tema da 14ª SIPAT

29 de julho, 2019 em Campanha

http://iov.com.br/files/c/204/1280x960.jpeg

O Instituto de Oncologia do Vale de São José dos Campos realizou a 14ª SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Com o tema “Cuidando do corpo e da mente”, o evento contou com uma programação especialmente voltada à saúde dos colaboradores do IOV.

“Focamos em temas voltados para qualidade de vida, saúde e bem-estar, prática de atividades físicas, alimentação e hábitos saudáveis, que impactassem o dia a dia dos colaboradores. Se o colaborador tem hábitos saudáveis tendo como aliada a prática de atividades físicas, no decorrer do dia ele terá mais disposição, melhor atenção e o aumento do nível de concentração em suas atividades de rotina” afirma Mauricio Gomes, técnico em Segurança do Trabalho do IOV.

A programação da SIPAT contou com palestras sobre DST com a Dra. Ana Carla Pinto, parceira do IOV, para conscientização e orientação dos colaboradores, e sobre depressão e suicídio com a psicóloga do Instituto, Ana Eliza Sakakibara. “Existem muitos tabus com relação à depressão e muitos mitos sobre o suicídio. A verdade é que se dou abertura, e acolho a pessoa que está em sofrimento, com certeza ela irá se sentir melhor só de saber que alguém a compreende”, destaca a psicóloga.

Os benefícios da atividade física também foram tema de palestra ministrada pela professora Mônica Kaziwara, da Academia Uniclo, que ressaltou a importância da prática de exercícios físicos para a saúde. Os colaboradores ainda puderam usufruir de uma aula de pilates solo, em parceria com o Studio Fernanda Mendes – Pilates e Fisioterapia. “Com a prática de atividade física, o corpo naturalmente produzirá a serotonina e endorfina, que são neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade”, afirma a fisioterapeuta e proprietária do stúdio, Fernanda Mendes. 

Além disso, o evento contou também com o apoio da nutricionista Gabriela Nascimento, que realizou um desafio interno com acompanhamento durante 30 dias. Os colaboradores participantes tinham como objetivo a reeducação alimentar, o ganho e melhora na qualidade de vida, por meio da criação de hábitos saudáveis associados à prática de atividade física. 

Para ajudar os colaboradores a manterem o autocuidado e incentivar uma vida mais saudável, o IOV está com diversas ações e parcerias com academias, studio de pilates, nutricionista e grupo de corrida. “Incentivamos os colaboradores a manterem os hábitos saudáveis e seguirem os acompanhamentos para melhora da qualidade de vida e bem-estar de todos, garantindo um dia a dia mais produtivo e cheio de energia e disposição”, destaca Maurício.