Dia Mundial de Combate ao Câncer alerta sobre a importância da prevenção no combate à doença

08 de abril, 2019 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/199/4160x3120.jpg

No Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril), o Dr. Henrique Zanoni, médico oncologista do IOV, participou de um link ao vivo no Jornal Bom Dia Vanguarda para falar sobre como se cuidar e prevenir a doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), na última década, a incidência de câncer em todo o mundo cresceu 20%. Estima-se que, em 2019, 600 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil. Estes números demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença.

“Adotar uma dieta saudável, praticar atividades físicas regularmente, reduzir o consumo de álcool e não fumar são medidas que ajudam a reduzir o risco de desenvolver um câncer”, afi rma o especialista.

Ainda de acordo com Dr. Henrique, fazer checkups preventivos e, no caso das mulheres, fazer o autoexame, também são práticas fundamentais para combater os dois tipos de câncer com maior incidência na população brasileira: os tumores de próstata (cerca de 68 mil casos por ano ) em homens e mama (cerca de 60 mil casos por ano) em mulheres.