Equipamento de bioimpedância permite melhor acompanhamento nutricional dos pacientes

06 de agosto, 2019 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/207/960x1280.jpg

Durante o tratamento oncológico, muitos pacientes podem apresentar quadros de desnutrição ou até mesmo anorexia ou sarcopenia que é uma perda considerável de massa muscular. “A perda de massa magra é comum no paciente oncológico e poderá ser um fator associado ao aumento da toxicidade, redução de dose de quimioterapia, interrupção ou atraso no tratamento”, explica a nutricionista do Instituto de Oncologia do Vale, Isadora Ferreira Silva.

Para ajudar a reduzir esses impactos, a equipe multidisciplinar do Instituto de Oncologia do Vale investe na avaliação nutricional. O objetivo do trabalho é avaliar o estado nutricional dos pacientes auxiliando-os na manutenção ou recuperação do estado adequado, bem como na busca de uma dieta mais apropriada, direcionada e especializada para cada pessoa.

Para oferecer uma avaliação ainda mais precisa, a Nutricionista do IOV faz uso da balança de bioimpedância. “Ter esse equipamento torna-se um diferencial para uma melhor avaliação e acompanhamento de cada paciente de uma maneira mais precisa e individualizada, pois ele analisa o percentual de massa muscular e gordura através da passagem de corrente elétrica de baixa voltagem emitida pelo aparelho, por meio de eletrodos colocados em contato com a pele”, destaca Isadora.

Ainda de acordo com a profissional, vários estudos já demonstraram a eficácia da bioimpedância, como forma de diagnóstico precoce do estado nutricional e auxílio no planejamento das decisões terapêuticas, reduzindo desfechos negativos associados ao tratamento.