Equipe do Hospital Municipal de São José dos Campos participa do curso de A3 no IOV

01 de abril, 2019 em LEAN na Saúde

http://iov.com.br/files/c/192/1280x960.jpg

O Escritório Lean do Instituto de Oncologia do Vale promoveu um treinamento de A3, uma ferramenta de Lean utilizada para analisar e identificar a causa raiz de problemas e estabelecer melhorias que otimizam o fluxo no processo. O curso, organizado com o objetivo de capacitar os participantes na aplicação da ferramenta, contou com a presença de 15 pessoas entre coordenadores de área do IOV e profissionais do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, que tem contado com o apoio do IOV na implantação da mentalidade Lean em seus processos.

“Nos tornamos uma referência em filosofia Lean na saúde e temos compartilhado aprendizados que tivemos durante essa jornada com outras instituições no Brasil e no exterior. Projetos com hospitais públicos, como o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, contribui muito para a melhora da saúde pública”, afirma a gerente de Lean Office, Stela Maris Antunes Coelho.


“Para o IOV é muito importante contribuir no desenvolvimento de pessoas e de instituições na Mentalidade Lean, a troca de experiências nas soluções de problemas e, principalmente, a aplicabilidade na prática de ferramentas como o A3 que agrega muito valor para os participantes e também pacientes que irão utilizar desses serviços”, afirma a coordenadora de farmácia do IOV, Camila Moraes dos Santos, que foi uma das instrutoras do treinamento.