Equipe multidisciplinar possibilita cuidado integral ao paciente

02 de maio, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/308/197x235.png

Há 25 anos, o Instituto de Oncologia do Vale trabalha com uma única missão: reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas. Com isso em mente e com o desejo de oferecer um atendimento humanizado e centrado no paciente nasceu a equipe multidisciplinar do IOV. 

O diagnóstico e o tratamento do câncer podem trazer mudanças expressivas na vida do paciente e dos familiares. Os profissionais da equipe multidisciplinar estão preparados para orientar e atender de forma individualizada e personalizada, dando todo o suporte no manejo dos sintomas, buscando minimizar os efeitos colaterais e ajudando a obter uma melhor estratégia de enfrentamento à doença. 

O paciente oncológico possui necessidades e possibilidades terapêuticas diferentes, e com a equipe multidisciplinar, o IOV pode proporcionar uma atenção completa e integral ao paciente, dando suporte psicossocial, emocional e nutricional.

A equipe multidisciplinar conta com diferentes especialidades e formações conheça cada uma delas:


Enfermagem

Especializada e capacitada em oncologia a equipe de enfermagem do IOV oferece cuidado humanizado, promovendo ações para integrar o paciente, cuidador e familiares. Ela oferece orientação quanto ao protocolo proposto, efeitos colaterais e autocuidado, acompanha o paciente em todas as fases de transição, faz avaliações antes a após o início do tratamento, auxilia no controle da dor, faz contato com os pacientes durante internação e ainda ajuda no agendamento de consultas, exames e procedimentos solicitados pelo oncologista.


Farmácia

A equipe da farmácia atua diretamente na linha do cuidado, contribuindo com as ações voltadas ao tratamento medicamentoso, como adesão, manejo de reações adversas, cuidados com a automedicação e garantia na qualidade dos medicamentos preparados. Além disso, ela contribui com a segurança e efetividade do tratamento oncológico, e principalmente na qualidade de vida dos pacientes. 

Junto com a equipe multidisciplinar, a farmácia programa e desenvolve eventos para orientar sobre o tratamento, cuidados durante o período e oferecer uma troca de experiências entre os pacientes. 


Fisioterapia

O fisioterapeuta é um profissional fundamental na assistência aos pacientes oncológicos atuando em todas as fases do tratamento, desde o diagnóstico, durante o tratamento, até a fase de seguimento após o tratamento. A fisioterapia visa uma abordagem integral do paciente com objetivo de prevenir ou reabilitar os distúrbios e sequelas relacionadas ao tratamento, além de promover também o controle de sintomas nos cuidados paliativos e melhora da qualidade de vida. 

O tratamento fisioterapêutico envolve minimizar: dor, tensão muscular, retrações musculares e limitações articulares, fraqueza muscular, perda de massa muscular, fadiga, linfedemas, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, radiodermatites, neuropatias periféricas, alterações posturais e alterações respiratórias.

A fisioterapia tem como papel orientar os pacientes quanto a prática de hábitos saudáveis como exercícios físicos, alimentação adequada, cessação de tabagismo, boa qualidade de sono e controle de estresse.


Equipe Médica

O médico é o profissional que conduz o tratamento oncológico e, junto com a equipe multidisciplinar, proporciona atenção completa e integral ao paciente diante de suas necessidades em relação aos sintomas da doença e ao tratamento. 

Além disso, o médico alinha condutas com a equipe e recebe as percepções sobre o paciente e demandas que a equipe multidisciplinar possa apresentar. 


Nutrição

O acompanhamento com nutricionista é essencial durante o tratamento oncológico. Junto com a equipe multidisciplinar do IOV, a área da nutrição oferece um atendimento individualizado, promovendo ações e atividades para o bem-estar do paciente.  

A nutricionista tem uma abordagem específica para a área de oncologia, avaliando a parte nutricional, os nutrientes e o manejo de sintomas decorrente do tratamento ou da patologia. Além disso, tem como principais objetivos prevenir quadros de desnutrição, evitar o ganho de peso excessivo, promover uma reeducação alimentar e, principalmente, melhorar a qualidade de vida do paciente. 


Psicologia

A psicóloga realiza acompanhamento psicoterapêutico com os pacientes e quando necessário com familiares e cuidadores. São utilizados alguns recursos terapêuticos para trabalhar com a depressão, ansiedade, estresse, aceitação, insônia, fases do luto, autoestima, dor, medos, dificuldades de adaptação, entre outros. Além disso, são desenvolvidas ações com os demais especialistas durante o ano, visando sempre o bem-estar emocional do paciente.


Serviço Social

O Serviço Social tem como missão proporcionar acolhimento e acompanhamento social do paciente oncológico, auxiliando na identificação de recursos que favoreçam seu tratamento. A assistente social apoia o paciente e os familiares, orientando sobre seus direitos legais e efetuando os encaminhamentos necessários aos recursos sociais tais como saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, saque do PIS/PASEP, entre outros. 

Além disso, o serviço social também pode atender solicitações específicas feitas pelos familiares e demais profissionais que atuam na assistência direta ao paciente. Por exemplo, em casos de dificuldade financeira ou relacionada a transporte que possa resultar na ausência no dia da quimioterapia ou radioterapia, a assistente social deve ser consultada.