Estrutura de gestão inovadora do IOV
06 de abril, 2017 em Notícias
Para manter a cultura Lean, após
a aquisição das três unidades de radioterapia, em 2013, o Instituto de
Oncologia do Vale, remodelou seu processo de gestão. O modelo vertical do Grupo
IOV, onde a gerente de enfermagem era responsável exclusivamente pela sala de
quimioterapia, a gerente de farmácia era responsável somente pela farmácia, e
assim sucessivamente, foi extinto e um novo formato passou a ser adotado.
“Quando nós crescemos, precisamos
manter o sistema de gestão Lean na instituição, que era focado na segurança do
paciente. A forma como fazíamos não era sustentável com a aquisição das novas unidades,
então surgiu a necessidade de criarmos este novo modelo com os Site Managers e
Value Stream Managers”, afirma a gerente Lean Office Stela Maris.
Com a mudança, a estrutura do IOV
passou a contar com um diretor executivo, abaixo dele são quatro Site Managers
e o Lean Office. O Site Manager de São José é responsável pelas unidades
joseenses, o mesmo acontece com o Site Manager de Taubaté, ele é responsável
pelas unidades da cidade. Eles são responsáveis por tudo que se relaciona com
assistência. O Site Manager do Corpo Clínico é responsável por todos os médicos
do grupo IOV. O Site Manager do Centro de Serviços Compartilhados é responsável
por todo fluxo não-assistencial (financeiro, faturamento, logística, recursos humanos,
segurança e saúde ocupacional, jurídico, controladoria, manutenção predial,
comunicação e marketing e tecnologia da informação). O Lean Office desenvolve e
presta todo o suporte às unidades, sobre o conceito da filosofia Lean.
Além da figura do Site Manager, o
IOV também conta com os VSM’s (Value Stream Managers), que estão presents
em cada
unidade. “O VSM é responsável
pelo paciente desde a sua entrada até a saída. Então independente se ele está
em consulta médica, enfermaria ou recepção, o VSM o observa e está atento as
necessidades do cuidado.Também contamos com o VSM de ambiente,
responsável pela organização do trabalho
e padronização dos processos. A
área de equipamentos, manutenção e estrutura predial também conta com um VSM
que é responsável por todas as etapas e processos destas áreas”, conta a
gerente Lean Office.
O papel do VSM é se atentar ao
paciente em todas as etapas do processo com foco na segurança. Ele pode
negociar em todas as etapas do processo, com
autonomia, para direcionar e alinhar o fluxo assistencial. A pessoa
quefica acima desse processo, analisando as três unidades e fazendo conexões
entre elas é o Site Manager.
ATENDIMENTO MAIS ÁGIL
Com essas mudanças foram criadas
diversas linhas dedicadas aos pacientes. “Na operação temos uma linha dedicada
ao paciente de sala rápida, que são aqueles que fazem quimioterapia de curta
duração e que não passam pelo fluxo geral; criamos também uma linha dedicada
aos pacientes de medicação via oral, que antes precisavam passar por todas as
etapas de um processo tradicional. Tanto a existência do Site Manager quanto do
VSM nos permitiu analisar o fluxo integrado e com
isso criar essas propostas”, explica Stela Maris.
Segundo a gerente Lean Office, na
sala rápida de São José dos Campos houve um ganho de tempo de 50%para o
paciente. Já em medicação oral este ganho foi para 80%. “Além disso, também
tivemos aumento nos índices de segurança e satisfação do paciente”, afirma.