Familiares e cuidadores de pacientes oncológicos devem adotar medidas para protegê-lo da Covid-19

06 de maio, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/293/1080x1080.png

Quem mora com paciente em tratamento de câncer ou é cuidador deve ficar atento às recomendações de prevenção à Covid-19 e seguir as orientações do Ministério da Saúde para protegê-lo, pois pessoas que estão em tratamento de quimioterapia, radioterapia, fizeram cirurgia há menos de um mês ou fazem uso de medicamentos imunossupressores são parte do grupo que possui um risco maior de ter complicações graves se forem contaminadas pelo coronavírus.

Os familiares de pacientes oncológicos também devem adotar o isolamento social e, se realmente precisar sair, usar máscaras durante todo o tempo que estiver na rua e quando estiver em contato com o paciente. Ao retornar devem retirar os sapatos antes de entrar em casa e os deixá-los do lado de fora, trocar a roupa colocando-a para lavar imediatamente, lavar as mãos, tomar banho e lavar os cabelos antes de ter contato com o paciente.

Se alguém que convive na mesma casa que um paciente oncológico apresentar algum sintoma de gripe, a pessoa deverá se organizar junto a familiares e amigos, buscar um outro local para ficar em quarentena ou para acolher o paciente. Caso isso não seja possível, a pessoa com sintomas gripais deverá ficar isolada em um cômodo da casa, evitando manter contato com os demais moradores.

Também é muito importante cuidar da higiene da casa e quando não for possível fazer a limpeza completa, desinfetar as superfícies que são tocadas com maior frequência como mesas e bancadas, celulares, controle remoto, maçanetas, etc. O chão próximo à entrada também deve ser limpo com frequência. Além disso, comida, medicamentos e outras compras devem ser higienizados antes de serem guardados.