Home office ajuda a combater a Covid-19, mas exige cuidados com a saúde

06 de maio, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/292/1080x1080.png

Uma das principais medidas no combate ao coronavírus é o isolamento social, por isso, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa. Se para algumas trabalhar em home office é tranquilo, para outras pode exigir um nível maior de esforço para respeitar as pausas para descanso, manter os hábitos saudáveis e a concentração, principalmente neste momento em que toda a família, inclusive às crianças estão em casa.

Se você faz parte do time que dispersa com mais facilidade e não está acostumado a trabalhar em casa, separe um cantinho tranquilo para trabalhar, preferencialmente, se mantenha afastado do sofá e da TV para manter a concentração e a produtividade em alta. Além disso, ter um espaço adequado ao invés de se aconchegar no sofá ajuda na ergonomia, evitando dores nas costas e outros problemas posturais.

Para ajudar o cérebro a entender que você está trabalhando, apesar de estar em casa, uma boa dica é manter a rotina. Acorde aproximadamente no mesmo horário que levantaria para ir para o escritório, siga sua rotina matinal (banho, café), tire o pijama e crie o hábito de “ir para o escritório” que agora é o espaço que você separou para trabalhar. Não deixe de se hidratar, fazer pausas para a refeição e para o descanso da mesma forma que faria na empresa. De tempos em tempos, lembre-se de se levantar, alongar e fazer pequenas caminhadas pela casa.

As reuniões virtuais também são parte desta nova rotina de home office, por isso, além de ter seu espaço reservado para o trabalho, também é importante dar atenção à vestimenta. Não é necessário se vestir com a mesma formalidade do escritório, mas opte por roupas que ofereçam conforto, um visual adequado para o seu tipo de trabalho e não causem nenhum constrangimento na necessidade de fazer uma videoconferência. Mais uma vez dê atenção a ergonomia e prefira trabalhar sentado em uma mesa com altura adequada para manter a postura durante as reuniões evitando dores nas costas, ombros e cabeça.