IOV adota telemedicina para aumentar a segurança dos pacientes durante pandemia do Covid-19

09 de abril, 2020 em

http://iov.com.br/files/c/291/1080x1080.png

Durante a pandemia do coronavírus é importante que os pacientes oncológicos não interrompam seus tratamentos, mas adotem medidas para se prevenir. 

“Eles devem sair de casa somente em casos extremamente necessários, como para comparecimento em consultas, sessões de radioterapia e quimioterapia, mas jamais parar o tratamento”, explica o Dr. Henrique Zanoni Fernandes, Diretor Clínico do Instituto de Oncologia do Vale.

Pensando nesta necessidade e na segurança de seus pacientes, o IOV passou a realizar as consultas de seguimento por teleconferência. “Com isso também reduzimos o número de pessoas em nossas unidades, para oferecer mais segurança aos pacientes que precisam fazer quimioterapia e radioterapia e não devem se expor a aglomerações”, explica o diretor executivo do Instituto de Oncologia do Vale Dr. Carlos Frederico Pinto.

Além desta medida, as unidades do IOV adotaram ainda uma série de outras para minimizar ao máximo o risco de contágio do Covid-19. Nas unidades de atendimento foram delimitados espaços específicos para pacientes dentro dos consultórios e recepção, de modo que haja uma distância segura entre todos, a rotina de higienização que já era rigorosa também foi ampliada de modo que todas as superfícies que possam estar em contato com os pacientes sejam higienizadas assim que cada um sair do local. 

A clínica ainda disponibilizou um canal de comunicação exclusivo para tirar dúvidas dos pacientes de quimioterapia e radioterapia no IOV sobre o Covid-19. Por meio do WhatsApp (12) 99156-9234, uma enfermeira especialista do IOV responde aos questionamentos e orienta os pacientes. Além disso, a equipe do Cuidado Coordenado que já é presente em todas as fases do tratamento do paciente do IOV, reforçou o apoio ao paciente, auxiliando na resolução de dúvidas sobre o tratamento, orientando sobre o controle de efeitos colaterais e da dor por meios digitais, evitando assim que que os pacientes necessitem ir à hospitais e Pronto Socorros, devido ao risco de se expor ao Covid-19.


Teleorientação não é novidade para o IOV

Antes mesmo o início da pandemia do coronavírus o Instituto de Oncologia do Vale já havia iniciando um projeto piloto de teleorientação em oncologia para toda a região do Vale do Paraíba, que beneficia tanto pacientes quanto profissionais de saúde.

Como parte do projeto foi implantada plataforma de comunicação virtual, desenvolvida pela Innovecare, que funciona como uma central especializada em oncologia, para orientação ou suporte à decisão clínica no esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, apoio à tomada de decisão, compartilhamento de documentos e imagens e discussão de diagnósticos complexos entre profissionais de saúde.

Após o paciente ser avaliado pelo clínico, em caso de dúvida quanto ao diagnóstico, o médico solicita orientação por vídeo ao especialista e envia, pela plataforma, um resumo do caso. O especialista e oncologia faz a discussão do caso em tempo real, com ou sem a presença do paciente, e emite um parecer por escrito. O clínico, ainda, consegue participar de reuniões com especialistas em horários pré-agendados para apoio à tomada de decisão clínica