IOV inicia projeto de Teleorientação para agilizar atendimentos e melhorar acesso a especialistas

26 de julho, 2019 em

http://iov.com.br/files/c/206/1280x960.jpg

O Instituto de Oncologia do Vale está iniciando um projeto piloto de teleorientação em oncologia para toda a região do Vale do Paraíba, que irá beneficiar tanto pacientes quanto profissionais de saúde.

Como parte do projeto foi implantada plataforma de comunicação virtual, que funciona como uma central especializada em oncologia, para orientação ou suporte à decisão clínica no esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, apoio à tomada de decisão, compartilhamento de documentos e imagens e discussão de diagnósticos complexos entre profissionais de saúde.

Após o paciente ser avaliado pelo clínico, em caso de dúvida quanto ao diagnóstico, o médico solicitará orientação por vídeo ao especialista e enviará, pela plataforma, um resumo do caso. O especialista e oncologia fará a discussão do caso em tempo real, com ou sem a presença do paciente, e emitirá um parecer por escrito. O clínico, ainda, consegue participar de reuniões com especialistas em horários pré-agendados para apoio à tomada de decisão clínica

“Essa tecnologia facilita muito o  processo de tomada de decisão compartilhada, bem como agiliza o acesso do paciente ao centro de especialidade oncológica, pois quando ele chegar ao oncologista, o profissional já terá acesso a todas as informações prévias, o que reduz o tempo de diagnóstico e permite um início mais rápido do tratamento, melhorando a qualidade da assistência e reduzindo os custos”, explica o diretor executivo do Instituto de Oncologia do Vale, Dr. Carlos Frederico Pinto.

A agenda de atendimentos da teleorientação do IOV será oferecida sem custos, para médicos de hospitais ou clínicas da rede pública ou privada.