IOV Taubaté conquista da certificação internacional de qualidade QOPI

21 de janeiro, 2020 em Notícias

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A unidade de Taubaté do Instituto de Oncologia do Vale acaba de conquistar a certificação Quality Oncology Practice Initiative (QOPI). Concedida pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) essa certificação reconhece as melhores práticas oncológicas realizadas tanto em âmbito nacional quanto internacional. 

A unidade de São José dos Campos, que foi a primeira clínica da América Latina e a segunda fora dos Estados Unidos a receber a certificação, também foi recertificada pela QOPI.

“Este é um momento muito importante, pois houve uma ampliação do treinamento e transferência de responsabilidade que gerou um crescimento profissional para todos que assumiram papeis chave para fazer o processo de certificação de Taubaté e recertificação do São José dar certo”, afirma o diretor clínico do IOV, Dr. Henrique Zanoni Fernandes.

Para receber a certificação, ambas as unidades passaram primeiramente por um programa de qualidade voltado para o cuidado e a segurança dos pacientes. Na avaliação, foram medidos mais de 100 critérios de qualidade, com base em recomendações publicadas e opiniões de especialistas. Elas passaram ainda por auditorias presenciais, através de uma análise rigorosa dos profissionais oncológicos, incluindo médicos e enfermeiros. O processo de inspeção se repete a cada três anos.

Segundo médica Oncologista do IOV de Taubaté, Dra. Évelin Araújo dos Santos Marotta, A dedicação da equipe e a forma com que todos os colaboradores estão envolvidos e comprometidos com a busca da qualidade sem dúvida foi o elemento essencial dessa conquista.  “Tendo em vista que essa uma é uma certificação específica da área de oncologia e referência para as melhores práticas, ela representa para toda a equipe uma cultura de auto excelência e reforça o nosso compromisso de buscar sempre o melhor em termos de qualidade do tratamento oferecido para os pacientes.”, afirma.

Para o Dr. Henrique a coesão do time foi o grande diferencial que levou à conquista. “Para entregar os processos, todos os setores têm que demonstrar eficiência e segurança, desde a admissão até a saída do paciente. O pioneirismo do IOV em se preocupar com a segurança e a qualidade, levou o time a se tornar coeso e ser eficaz em todo o processo”, concluiu.