Máscaras caseiras podem reduzir a disseminação do Covid-19 e proteger paciente oncológico

03 de abril, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/290/1080x1080.jpeg

O uso das máscaras caseiras é mais uma medida que, em conjunto com o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização frequente das mãos, pode ajudar a interromper o ciclo da Covid-19 e proteger pacientes oncológicos.

Elas são recomendadas para pessoas com ou sem sintomas do coronavírus, uma vez que já existem evidências da ocorrência de transmissão pessoa a pessoa.  

“A principal função destas máscaras caseiras é impedir a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, formando uma barreira física que pode auxiliar na diminuição de casos. Elas também podem ser usadas por cuidadores, familiares e pacientes oncológicos para reduzir o risco de contágio do covid-19”, explica Leonídia Altoé, site manager e gerente de relacionamento do IOV

As máscaras caseiras podem ser produzidas com tecido de dupla camada de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos e podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que ela seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. De acordo como as orientações do Ministério da Saúde, as máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 devem ser priorizadas para os profissionais para garantir a manutenção dos serviços de saúde.