Mitos e verdades sobre a alimentação de pacientes com câncer

14 de abril, 2020 em

http://iov.com.br/files/c/310/2048x1366.jpg

Já deve ter ouvido falar que o chá da folha da graviola cura o câncer, não é mesmo? Durante o tratamento do câncer, muitas pessoas, parentes e amigos querem ajudar, e acabam sugerindo uma lista de chás e alimentos milagrosos, mas a nutricionista do IOV, Isadora Silva, alerta. “Há muito ainda para ser estudado e pesquisado, mas não existem alimentos que milagrosamente curem o câncer, o que sabemos é que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer”. 

Dietas cetogênicas, alcalina, detox e jejum intermitente também entram na lista, e são frequentemente mencionados como maneiras alternativas para tratamento do câncer. Segundo a nutricionista do IOV, recomendações nacionais e internacionais como ESPEN Guidelines, simpósios e cartilhas de instituições que atuam no tratamento e pesquisa na área oncológica, orientam pacientes em tratamento do câncer a não fazerem dietas, pois podem proporcionar alterações corporal e do estado nutricional (diminuição de massa muscular e aumento do risco de desnutrição), além da deficiência secundária de micronutrientes. 

“Carboidrato alimenta o câncer” e “açúcar alimenta o câncer” também são mencionados com frequência nas consultas da nutricionista. “A principal função dos carboidratos e açúcar são fornecer energia (glicose) para as células e, todas precisam de glicose. Basicamente, quase tudo que comemos se transformará em glicose dentro do nosso organismo, logo não é recomendável cortar esses alimentos, pois quando você deixa de consumir, o organismo encontra outros meios para gerar glicose, por exemplo, usando as proteínas dos músculos.  Por consequência, você perde peso e muito músculo, podendo gerar prejuízos para o seu corpo e para o seu tratamento”, explica. 

Segundo a nutricionista, é essencial buscar orientação médica e nutricional antes de introduzir qualquer alimento na dieta. “Somente o médico e nutricionista podem orientar o paciente de acordo com o tratamento, com o hábito de vida e alimentação de cada um”, complementa. Além disso, a nutricionista alerta sobre o risco de haver interação do alimento com o tratamento realizado pelo paciente, o que pode comprometer a saúde e o tratamento da doença. 

“Uma boa alimentação pode ser entendida como parte do tratamento, em que deve ser considerado o equilíbrio e a variedade. Seguindo um acompanhamento nutricional especializado e individualizado”, finaliza a nutricionista. 

Com o grande número de falsas informações compartilhadas em redes sociais sobre a ingestão de alimentos e chás milagrosos, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) elaborou a cartilha “Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento de Câncer: Fique fora dessa!”. Mais informações na cartilha: https://bit.ly/34u3jpp