Olhar Atento da Equipe Multiprofissional é o Diferencial do Cuidado Coordenado

01 de março, 2019 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/169/1207x921.jpg


O modelo de Cuidado Coordenado foi desenvolvido e vem sendo aplicado pelo Instituto de Oncologia do Vale desde 2016. Sua finalidade é oferecer atendimento centrado nas necessidades do paciente, acompanhando-o em todas as etapas do cuidado. Desde que o projeto foi iniciado, a visita dos pacientes da instituição ao pronto socorro foi reduzida em 75% e o grande diferencial que gerou este resultado é o olhar atento da equipe multiprofissional do IOV.

Neste modelo, a equipe de enfermagem tem um papel muito importante de orientação e suporte, antecipando as necessidades, principalmente no que diz respeito ao controle da dor. Quando inicia o tratamento, o paciente recebe todas as orientações necessárias e é acompanhado de perto pelos enfermeiros, que avaliam sua saúde física, psicológica e emocional, gerando um vínculo com o paciente.


“Todas as alterações do paciente são avaliadas por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e farmacêuticos) e direcionadas para o manejo adequado, orientando e intervindo até a estabilização ou resolução do quadro”, explica a enfermeira Laura Cristina Mongeló Gomes.

Durante o acompanhamento ao paciente, a equipe do Cuidado Coordenado atua principalmente no controle da dor e dos efeitos colaterais do tratamento, que estão entre as principais causas que os levam ao Pronto Atendimento.

Esse modelo de assistência permite a integração de novas práticas e tecnologias no acompanhamento do paciente durante toda sua trajetória no IOV, oferecendo uma melhor experiência do cuidado.