Orientação e alta tecnologia a serviço dos pacientes em tratamento de radioterapia

24 de abril, 2020 em

http://iov.com.br/files/c/311/1280x863.jpg

“Antes de iniciar o tratamento de radioterapia aqui no IOV, o paciente, após consulta médica, passa também por uma consulta com a equipe de enfermagem na qual recebe o Guia Bem Viver, com orientações específicas para o tratamento que será realizado, é orientado sobre qual será a programação e tudo que irá acontecer em cada etapa. Neste momento, ele também tem a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas”, explica a site manager e gerente de relacionamento do IOV Leonídia Altoé. 

Durante todo o tratamento, os pacientes contam com o Cuidado Coordenado que dispõe de uma equipe exclusiva com duas enfermeiras, que acolhem e acompanham o paciente durante todo o tratamento. Elas têm um papel muito importante de orientação e suporte, atuam, principalmente, no controle da dor e dos efeitos colaterais, proporcionando apoio e antecipando as necessidades do paciente.

No que diz respeito à tecnologia, a radioterapia do IOV conta com quatro modernos aceleradores lineares, que têm um sistema de planejamento que auxilia a equipe médica e física médica no delineamento dos órgãos e em cálculos de tratamento, bem como a tecnologia para a radioterapia de intensidade modulada (IMRT), que é altamente precisa e permite uma melhor delimitação da área a ser tratada, reduzindo o impacto aos tecidos saudáveis do corpo e aumentando a eficácia do tratamento. 

Além dos aceleradores de alta tecnologia, ainda estão à disposição dos pacientes, os acessórios que proporcionam maior conforto como suporte e máscaras de cabeça e pescoço, suporte de pés e joelho, pranchas de tórax, mama e indexadores que garantem o perfeito posicionamento do paciente no aparelho e mais precisão no tratamento.

“Nosso foco em todos esses investimentos é garantir o melhor e mais eficaz atendimento aos nossos pacientes. Fato que é comprovado com a nossa constante busca pela qualidade e as certificações internacionais que temos”, conclui Leonídia.