Pacientes do Vale que necessitam de radioterapia têm à disposição o que há de mais moderno

21 de janeiro, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/268/1280x863.jpeg

Visando sempre oferecer o que há de mais moderno aos pacientes, garantindo a excelência no cuidado, o IOV investiu fortemente nas unidades de radioterapia. “Além da aquisição de equipamentos de ponta, houve um investimento muito grande no treinamento da equipe tanto na parte comportamental quanto técnica, bem como na aplicação da filosofia lean. O resultado é uma equipe arrojada, harmônica e focada na qualidade de vida do paciente”, explica a site manager do IOV, Leonídia Altoé.

Atualmente, as unidades de radioterapia contam com quatro aceleradores lineares, que têm um sistema de planejamento que auxilia a equipe médica e física médica no delineamento dos órgãos e em cálculos de tratamento, bem como com a tecnologia para a radioterapia de intensidade modulada (IMRT).

Indicada principalmente para o tratamento de tumores de próstata, cabeça e pescoço, ginecológicos, gastrointestinais e do sistema nervoso central, a IMRT é altamente precisa e permite uma melhor delimitação da área a ser tratada, reduzindo o impacto aos tecidos saudáveis do corpo e aumentando a eficácia do tratamento. 

Também foi instalado um equipamento de aquisição de imagens digital, que proporcionou ganhos como mais rapidez na captura de imagens, melhora da clareza e definição de contraste em comparação aos filmes de raio-x, eliminação da manutenção da reveladora e dos gastos com químicos radiológicos.

“A CR (Radiologia Computadorizada) Fuji nos permite uma excelente análise das imagens, tornando os planejamentos e portais de controle de qualidade muito mais eficientes para localização anatômica do tratamento dos pacientes”, afirma a supervisora dos técnicos em radioterapia Deila Oliveira Bernardo.

No que diz respeito à capacitação, antes de cada equipamento entrar em operação a equipe passou por treinamentos técnicos para trabalhar com a tecnologia. Os técnicos de radioterapia, por exemplo, realizaram uma especialização de seis meses no Instituto Cimas de São Paulo e EaD pela INACI/FINACI, antes mesmo do acelerador linear com sistema IMRT entrar em funcionamento. No curso, eles aprofundaram seus conhecimentos no planejamento e tratamento em 3D, radiocirurgia e técnicas com feixes modulados (VMAT e IMRT).

Alguns físicos médicos e médicos radio-oncologistas também fizeram pós-graduação em Tecnologia de Radioterapia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Com 18 meses de duração o curso teórico e prático visa o conhecimento da alta tecnologia disponível na área.

“Este curso nos permitiu estar atualizados com as mais modernas tecnologias. Isso somado aos investimentos em equipamentos do IOV, nos ajuda a oferecer um tratamento mais seguro, preciso e com menos efeitos colaterais e toxidade”, afirma o médico radio-oncologista Carlos Oliveira Lopes.

“O estágio que fez parte da desta pós também trouxe uma experiência muito positiva de conhecer a rotina de um serviço de ponta e agregou muito em termos de atualização”, conclui o físico médico Anderson Mariano.


Humanização e atendimento multidisciplinar

Visando à humanização e o cuidado multidisciplinar, também foram promovidos treinamentos com foco em comunicação e atendimento ao cliente para as equipes da radioterapia. Além disso, o modelo de Cuidado Coordenado, que vem sendo aplicado com sucesso nas unidades de quimioterapia há três anos foi estendido para os pacientes da radioterapia.  

O Cuidado Coordenado da radioterapia dispõe de uma equipe exclusiva com duas enfermeiras, que acolhem e acompanham o paciente durante todo o tratamento. Elas têm um papel muito importante de orientação e suporte, atuam principalmente no controle da dor e dos efeitos colaterais, proporcionando apoio e antecipando as necessidades do paciente.


Qualidade certificada

Para consolidar todos esses avanços e a qualidade do serviço a equipe da Radioterapia está em busca da certificação canadense, Qmentum International, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios internacionais com validação mundial, e é aplicada em mais de 30 países e assegura o atendimento das organizações em relação a requisitos de governança e boas práticas assistenciais. A primeira visita dos avaliadores já foi realizada.