Pacientes oncológicos não devem interromper tratamento em função do coronavírus

24 de março, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/286/1080x1080.png

Durante a pandemia do coronavírus é importante que os pacientes oncológicos não interrompam seus tratamentos, mas adotem medidas para se prevenir. 

“Eles devem sair de casa somente em casos extremamente necessários, como para comparecimento em consultas, sessões de radioterapia e quimioterapia, mas jamais parar o tratamento”, explica o Dr. Henrique Zanoni Fernandes, Diretor Clínico do IOV.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, para se proteger, os pacientes em tratamento de câncer devem evitar cumprimentar com beijos e abraços, não ter contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais, esteja com suspeita ou diagnóstico de covid-19 ou esteja chegando do exterior.

Visando apoiar na adoção de todas essas medidas, o Instituto de Oncologia do Vale está adotando uma série de medidas nas unidades de atendimento. Foram delimitados espaços específicos para pacientes dentro dos consultórios e recepção, de modo que haja uma distância segura entre todos, reduzindo assim o risco de contágio.

A rotina de higienização das unidades que já era rigorosa também foi ampliada de modo que todas as superfícies que possam estar em contato com os pacientes sejam constantemente higienizadas.