Profissionais de diversas cidades do Brasil participam de visita guiada ao IOV

14 de junho, 2019 em LEAN na Saúde

http://iov.com.br/files/c/193/1280x960.jpg

Um grupo de 10 profissionais vindos do Hospital Naval Marcílio Dias, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, da Orthoservice e da UNIMED de Santos, participou da primeira visita guiada ao Instituto de Oncologia do Vale de 2019.

Organizada pelo Lean Institute Brasil (LIB) em parceria com o IOV, as visitas guiadas surgiram para atendar a demanda de profissionais interessados em conhecer a experiência do IOV, referência mundial na aplicação do Lean em saúde, que inclusive já despertou interesse de importantes visitantes internacionais.

“O Instituto de Oncologia do Vale é, com certeza, a um dos cases mais interessantes em todo o mundo. No hemisfério sul, não há outro caso tão avançado de aplicação da mentalidade enxuta, onde a equipe realmente virou a chave e hoje é uma inspiração, inclusive para profissionais de outros setores”, afirma o diretor do Lean Institute Brasil, Flávio Battaglia.

As visitas têm duração aproximada de um dia e permitem aos participantes conhecer as diferentes áreas e processos, passando por gestão da estratégia, fluxos assistenciais, cadeia de suprimentos, faturamento, autorizações e processos suporte, de modo que possam compreender as diferentes dimensões da transformação Lean, bem como interagir com os profissionais diretamente envolvidos nos processos.

Após a visita também são realizadas discussões e uma sessão de comentários e feedback dos participantes. De acordo com Ana Cristina Miyazaki da Conceição, do Lean Office do IOV, até o momento já foram realizadas 11 visitas com a participação de, aproximadamente, 251 pessoas. “Para este ano, estão programadas mais 3 visitas em parceria com o LIB”, afirma.

Os interessados em participar devem se inscrever diretamente no site do LIB. Mais informações podem ser encontradas no site www.lean.org.br.