Técnicos em Radioterapia participam de treinamentos no IOV

06 de abril, 2017 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/112/1032x580.jpg

Visando promover a educação continuada, orientar, capacitar e dar oportunidade de desenvolvimento aos técnicos e tecnólogos, o Instituto de Oncologia do Vale promove mensalmente treinamentos específicos para a equipe de radioterapia.

As aulas são direcionadas aos técnicos e contam com colaboração e acompanhamento da equipe médica e física do serviço. “Os treinamentos ajudam os técnicos a atuar sempre com mais eficiência, embasamento e segurança na sua vida profissional”, afirma a médica radioterapeuta do IOV, Dra. Sarah Leal.

Os treinamentos são teóricos e práticos, com abordagens de múltiplos aspectos da radioterapia. Entre os temas que já foram trabalhados estão a física da radioterapia, indicações e a diferença entre elas, psicologia na oncologia, proteção radiológica, além de treinamentos práticos de simulação, realização de máscaras termoplásticas, posicionamento e tratamento nos aceleradores lineares. Em um dos treinamentos, a psicóloga Patrícia Castro enfatizou as características principais, necessidades e abordagens ao paciente oncológico do ponto de vista dos fenômenos emocionais.

Segundo a Dra. Sarah Leal, os treinamentos promovem ganhos significativos na prática diária e melhoram a qualidade do atendimento aos pacientes. “O conhecimento geral da especialidade possibilita aos técnicos enxergarem o tratamento do paciente como um todo, desde o momento da primeira consulta com o médico, passando pelo planejamento e tratamento, até o momento da alta do nosso serviço. Com isso, fica claro para eles a importância do seu papel no tratamento do paciente”, explica a médica.