Workshop traz dicas de alimentação saudável e saborosa para pacientes

14 de novembro, 2018 em Palestra

http://iov.com.br/files/c/189/1040x780.jpg

A alimentação adequada tem um grande impacto no tratamento oncológico. Ela garante um maior valor nutritivo e, consequentemente, melhora a resposta orgânica, imunológica e a tolerância ao tratamento. Pensando nisso, a Oficina de Qualidade de Vida do IOV São José dos Campos, em novembro, apresentou o Workshop de Nutrição para os pacientes.

Segundo a nutricionista do Instituto de Oncologia do Vale, Isadora Ferreira Silva, além da quantidade e do tipo dos alimentos ingeridos, o emocional pode interferir muito na questão alimentar, principalmente durante o tratamento. 

“No workshop trouxemos algumas orientações gerais e até mesmo sugestões de pratos saudáveis e saborosos, mas cada indivíduo é único e os alimentos funcionam de uma forma para cada pessoa. Com o acompanhamento nutricional podemos fazer adaptações nas refeições conforme a aceitação e hábito alimentares do paciente, considerando sempre os aspectos nutricionais para uma melhor resposta ao tratamento, saúde e qualidade de vida por isso, no IOV valorizamos muito as consultas de orientação individuais”, disse.

Para a paciente Camila Ribeiro Rodrigues dos Santos Braga, essas orientações e autoconhecimento, ajudam a ter mais bem-estar e passar pelo tratamento com mais tranquilidade. “Com as oficinas e as orientações você percebe que não é só você que passa por isso e aprende a se preparar com a alimentação e outras técnicas para evitar o mal-estar que pode ocorrer durante o tratamento, tornando o processo mais leve”, afirma.