A alimentação como aliada no tratamento oncológico

11 de outubro, 2023 em

http://iov.com.br/files/c/566/978x905.jpg

A Nutrição Oncológica é muito mais do que apenas uma dieta. É um cuidado especializado e individualizado que promove intervenções e orientações específicas.

“A nutrição oncológica se diferencia da tradicional por sua abordagem direcionada às necessidades dos pacientes durante o tratamento do câncer. São considerados todos os aspectos como o controle dos efeitos colaterais, preparo nutricional para cirurgias, prevenção da desnutrição e suporte à imunidade do paciente”, afirma Isadora Ferreira, nutricionista oncológica do IOV.

 

No IOV, a nutricionista atua em conjunto com outros especialistas da equipe multiprofissional, realizando reuniões para discutir os casos dos pacientes. “Aqui na clínica temos dois encontros semanais em que discutimos os casos dos pacientes para podermos desempenhar um trabalho mais adequado nas esferas social, emocional, nutricional, medicamentosa e nos cuidados da enfermagem”, explica.

 

De acordo com Isadora, a intervenção nutricional do paciente oncológico deve acontecer a partir do diagnóstico, uma vez que ela pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais do tratamento, otimizar os resultados dos exames laboratoriais e fortalecer a resposta imunológica. “Uma intervenção precoce é fundamental para melhora ou recuperação do estado nutricional, promovendo grande impacto durante todo processo de tratamento e na qualidade de vida do paciente”, completa.

 

MANEJO DOS SINTOMAS - Durante o tratamento, muitos pacientes podem experimentar efeitos colaterais como náusea, constipação, alterações no paladar, boca seca, cansaço e perda de apetite. A Nutrição Oncológica oferece estratégias específicas para ajudar a controlar esses sintomas, incluindo a elaboração de cardápios personalizados e a reeducação alimentar.

 

Isadora enfatiza que uma alimentação balanceada e variada vai fornecer os nutrientes necessários para que o paciente passe bem pelo tratamento, com seu sistema imunológico fortalecido.  “Muitos pacientes conseguem se alimentar melhor e recuperar o estado nutricional quando passam pelo acompanhamento e recebem as orientações para controle dos sintomas. Há muitos casos de sucesso quando o paciente faz um preparo nutricional e imunológico pré-cirúrgico, por exemplo, que auxiliam na cicatrização, recuperação e diminuem o período de internação”, conclui.