Ação VIVA + SEM CIGARRO marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de agosto, 2019 em Campanha

http://iov.com.br/files/c/240/1280x960.jpeg

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, o Instituto de Oncologia do Vale (IOV), promoveu no Parque Vicentina Aranha, a ação VIVA + SEM CIGARRO, no dia 29 de agosto. 

Ao longo de todo dia, a equipe multidisciplinar do IOV, em parceria com a academia Saúde em Evidência, esteve no quiosque ao lado da Avenida São João, realizando atividades de orientação e promovendo aulas de yoga, ginástica funcional e mat pilates gratuitas para os visitantes do parque. 

“Preparamos essa programação com atividades físicas, pois a prática esportiva é uma importante aliada no combate ao tabagismo porque ajuda a reduzir a ansiedade. Além disso, abandonar o cigarro é fundamental para minimizar os impactos de diversos tipos de câncer, bem como de outras doenças”, afirmou a médica oncologista e coordenadora da equipe multiprofissional do IOV, Dra. Cristiane Bittencourt. 


Campanha também alerta para os riscos ambientais do tabagismo

Neste ano, além da ênfase na importância de abandonar o tabagismo para melhorar a qualidade de vida e prevenir o câncer, a equipe do IOV também alertou a população para o dano ambiental causado pelo cigarro, por meio de uma intervenção do Street & Digital Art Gui Mogli que foi instalada na área verde do Parque. 

Dados do Inca apontam que nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas e à erosão e destruição do solo.