Campanha Viva + Sem Cigarro alerta para os riscos do tabagismo que são ainda maiores durante a pandemia

21 de agosto, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/343/1200x627.png

Anualmente, no dia 29 de agosto, o Instituto de Oncologia do Vale realiza a ação Viva + Sem Cigarro, no parque Vicentina Aranha para alertar a população sobre os riscos do tabagismo e incentivar o abandono do vício do cigarro. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a ação não poderá ser realizada no parque, mas o IOV levou a campanha para o ambiente digital.

Com o tema “O momento pede novos hábitos saudáveis. Que tal aproveitar e deixar velhos vícios?”, a campanha conta com posts em redes sociais, divulgação de informações via assessoria de imprensa e materiais de divulgação nas unidades, tanto para colaboradores, como também para pacientes e acompanhantes.

“Alertar para a necessidade de abandonar o vício de fumar é essencial, principalmente neste momento de pandemia, no qual muitos fumantes têm aumentado seu consumo diário de cigarros, prejudicando ainda mais a própria saúde e de familiares que ficam expostos a fumaça de maneira passiva”, afirma a médica oncologista do Instituto de Oncologia do Vale, Dra. Cristiane Dias Bittencourt.

De acordo com um estudo realizado pela UFMG, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (ConVid Pesquisa de Comportamentos), na qual foram ouvidos mais de cinco mil fumantes, 22,8% aumentou em dez cigarros seu consumo diário, 6,4% em até cinco e 5,1% em 20 ou mais cigarros.

“É muito importante ressaltar que além de ser uma das principais causas de diversos tipos de cânceres, o cigarro também provoca uma série de outras doenças como as pulmonares obstrutivas, asmas e outros problemas respiratórios que são comorbidades bastante graves em pacientes com Covid-19, por isso neste momento, mais do que nunca, é importantíssimo abandonar o tabagismo”, conclui Dra. Cristiane.