Como manter o isolamento domiciliar em caso de suspeita de Covid-19

28 de maio, 2020 em

http://iov.com.br/files/c/306/1280x669.jpg

Se alguém que convive na mesma casa que um paciente oncológico apresentar algum sintoma de gripe, a pessoa deverá se organizar junto a familiares e amigos, buscar um outro local para ficar em quarentena ou para acolher o paciente. Caso isso não seja possível, a pessoa com sintomas gripais deverá ficar isolada em um cômodo da casa, evitando manter contato com os demais moradores.

O ideal é que o cômodo destinado ao isolamento seja um quarto, que tenha um banheiro exclusivo para a pessoa em isolamento. O cômodo deve ficar todo o tempo com a porta fechada. Mas é necessário manter a janela aberta para que haja uma fonte de ventilação e entrada de luz solar.

A pessoa com suspeita de infecção ou infectada precisa trocar a própria roupa de cama. Se houver secreções na roupa de cama, ela deve embalar em um saco plástico, para que outra pessoa possa levar à máquina de lavar ou ao tanque.

Também é importante manter uma lixeira ao lado da cama, com saco plástico, para jogar o lixo. Quando o recipiente estiver cheio, a própria pessoa deverá fechar a sacola e só depois despejar em lixeiras comuns, seja da casa, da rua ou do prédio.

Quando estão dividindo o mesmo cômodo, pessoas infectadas e não infectadas deverão estar o tempo todo de máscara, mas o ideal é não passar o dia inteiro no mesmo cômodo.

Quando o banheiro é compartilhado, o paciente em isolamento precisa desinfetar todas as superfícies usadas por ele: vaso sanitário, interruptores, maçaneta, descarga, box e regulador de temperatura do chuveiro, por exemplo. Objetos que antes eram compartilhados, como pasta de dente, sabonete de pia e toalha de rosto, devem passar a ser individuais. Também é necessário separar o recipiente das escovas de dentes.