Cuidado coordenado oferece suporte aos pacientes e evita idas do pronto socorro

23 de fevereiro, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/452/409x613.jpg

O cuidado integral aos pacientes, o manejo dos sintomas da doença e dos efeitos colaterais do tratamento promovem bem-estar e permitem a melhora da qualidade de vida. Pensando nisso, a equipe do Instituto de Oncologia do Vale dá atenção especial a estas questões por meio do modelo de Cuidado Coordenado.

“Esse modelo coloca o paciente no centro do processo, nossos profissionais acompanham e organizam toda a linha do cuidado dele, identificando o que é valor para cada um. Eles são acompanhados em todas as fases de transição do tratamento: quimioterapia, radioterapia, cirurgia, controle e manejo de efeitos colaterais e da dor”, explica a enfermeira Elisângela Romano, VSM do Fluxo de Assistência do IOV.

Desde que foi implantado, em 2016, o Cuidado Coordenado aumentou a segurança do atendimento, promovendo maior interceptação dos efeitos colaterais, evitando o agravamento e a necessidade de ida ao pronto atendimento.

“Essa experiência contribuiu para que 75% dos nossos pacientes em tratamento não necessitassem ir ao pronto atendimento, pois conseguimos solucionar na maioria das vezes com o acompanhamento presencial ou remoto oferecido pela equipe do Cuidado Coordenado”, afirma Elisângela.


Atenção especial nos finais de semana e feriados Para garantir segurança e acolhimento aos pacientes também nos finais de semana e feriados, a equipe do Cuidado Coordenado oferece um plantão telefônico para pacientes em tratamento que apresentem efeitos colaterais e necessitam de orientações. Uma enfermeira fica à disposição das 08h às 14h e conta com o suporte de um médico plantonista para passar as orientações.

Segundo as enfermeiras do Cuidado Coordenado, Laura Cristina Mongeló Gomes e Michele Felix, muitos pacientes e familiares relatam sentir segurança em poder contar com o plantão de apoio.

“Eles falam que ficam mais tranquilos em conversar com alguém da clínica mesmo diante da necessidade, às vezes, de serem encaminhados ao pronto atendimento”, explicam.