Descubra maneiras criativas de reutilizar produtos que seriam descartados

28 de maio, 2020 em

http://iov.com.br/files/c/307/1200x627.jpg

Anualmente, no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Instituto de Oncologia do Vale promove ações de conscientização. 

Neste ano, além de abordar o descarte correto de resíduos, inclusive de medicamentos, também estamos propondo uma reflexão sobre a reutilização, pois descartamos muitas coisas que poderiam ser utilizadas para outros fins ou doadas. Nas Oficinas de Qualidade de Vida, promovidas pelo IOV para os pacientes e familiares, por exemplo, quando o tema envolve artesanato, sempre são utilizados potes, garrafas pets e outros materiais que seriam descartados.

Antes de jogar alguma coisa no lixo, pense se ela não pode ser reutilizada ou mesmo doada. Essas atitudes, além de contribuírem com a economia, também promovem o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

Dicas práticas de reutilização:

·       Potes e garrafas pet podem ser usadas como vasos de plantas ou transformados em outros utensílios através do artesanato;

·       Capsulas de café de alumínio podem ser transformadas em bijuterias e outras peças de artesanato e o café utilizado como adubo.

·       Antes de imprimir algo pense se é realmente indispensável e use os dois lados da folha de papel;

·       Móveis (armário, guarda-roupa, sofá, estante, mesa e cadeira) quebrados não precisam ir parar no lixo. Eles podem ser consertados, doados ou transformados em outro objeto;

·       Computadores, impressoras e monitores podem ser doados para uso em entidades sociais ou pessoas carentes;

·       Aproveite cascas, frutas e legumes danificados para incorporá-los ao solo;

·       Aumente a vida útil de livros, jornais e revistas, trocando-os com amigos.