É possível ficar livre de queloides

23 de fevereiro, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/466/613x613.jpg

Muitas pessoas que convivem com queloides provocados por cirurgias, cortes e queimaduras podem se beneficiar do tratamento de betaterapia, disponível no Instituto de Oncologia do Vale, para ficar livre do problema.

Segundo a médica radio-oncologista Dra. Sarah Leal Vilela dos Reis, pacientes que passam por cirurgias para retirada do queloide e, posteriormente, à betaterapia precoce, têm até 85% de chance de controle da doença. “O tratamento é rápido, realizado por 5 a 10 dias e tem baixo risco de efeitos colaterais, pois a radiação emitida penetra somente alguns milímetros na pele e não atinge os órgãos internos”, afirma.

A betaterapia é realizada por meio do posicionamento de uma placa de Estrôncio 90 (um tipo de material radioativo) sobre toda a cicatriz, pelo tempo calculado pelo físico para a deposição da dose de radiação prescrita pelo médico. O tratamento é indolor e não há contraindicações, mas para iniciá-lo é necessário passar por uma avaliação médica.

 

"O tratamento é rápido, realizado por 5 a 10 dias e tem baixo risco de efeitos colaterais, pois a radiação emitida penetra somente alguns milímetros na pele e não atinge os órgãos internos."