Entenda a importância do profissional de enfermagem no tratamento oncológico

13 de maio, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/495/1200x1200.jpg

Durante o tratamento oncológico a pessoa tem muitos momentos de fragilidade física e emocional, necessitando de suporte humanizado e especializado. Quem muitas vezes presta esse suporte e acolhe inicialmente as necessidades do paciente são os profissionais de enfermagem.

“Nossa a equipe é especializada em oncologia e acompanha cada fase do tratamento, apoiando em todas as necessidades, esclarecendo dúvidas e oferecendo suporte personalizado, por isso, são os enfermeiros e técnicos de enfermagem que muitas vezes serão os primeiros a identificar as demandas do paciente”, explica a site manager do Instituto de Oncologia do Vale, Leonídia Altoé.

Entre as atividades desenvolvidas pela enfermagem do IOV estão a consulta de enfermagem, na qual é realizada a orientação sobre o protocolo de tratamento proposto, possíveis efeitos colaterais e autocuidado e a checagem de todos os processos pré e pós-consultas, como os exames do paciente, evolução médica, a prescrição de quimioterapia e radioterapia, bem como o manejo dos efeitos colaterais em ambos os tratamentos.

Quando há necessidade, a equipe de enfermagem também realiza o agendamento do tratamento assim que a guia é autorizada, recebe exames fora do horário de consulta médica e depois que o médico avalia dá o retorno ao paciente. Quando o paciente precisa de alguma receita prescrita pelo oncologista ou encaixe de consulta por algum sintoma, ele também pode contar com o apoio da enfermagem.

“Nossa equipe é composta por profissionais que estão conosco há bastante tempo, se atualizam constantemente e têm muita dedicação aos pacientes. Temos realmente que homenageá-los no Dia da Enfermagem, celebrado em maio, por todo o trabalho exercido para fazer sempre o melhor, oferecendo cuidado e carinho diário aos pacientes”, conclui Leonídia.