Entenda como é o protocolo de dispensação de antineoplásicos orais no IOV

23 de fevereiro, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/453/920x613.jpg

Fármacos antineoplásicos orais são medicamentos administrados via oral que atuam no combate ao câncer, contendo classes farmacológicas diferentes, como a quimioterapia, terapia- alvo e hormonioterapia.

Atualmente, os fármacos orais, tanto os quimioterápicos, de terapia-alvo e hormonioterapia são amplamente utilizados no tratamento oncológico, com algumas vantagens sobre a terapia endovenosa, como por exemplo, a via de administração considerada menos invasiva e facilidade de administração, oferecendo maior conforto ao paciente.

“Os fármacos orais são considerados um tratamento sistêmico, ou seja, atingem a circulação sanguínea atuando em todo o organismo, portanto, o paciente deve ser orientado da maneira correta sobre possíveis reações adversas e para obter adesão ao tratamento”, explica a farmacêutica Maria Gabriela Mouallem Brandão.

No IOV, a dispensação de fármacos orais é feita pela equipe de farmácia que orienta quanto a dose correta de acordo com o protocolo, os horários de administração, as reações adversas e armazenamento adequado. As farmacêuticas também fazem a reconciliação medicamentosa para verificar possíveis interações medicamentosas entre os tratamentos contínuos e o oncológico. Caso haja risco de interação, o médico prescritor é acionado para avaliar a melhor forma de conduzir o tratamento de forma eficaz e segura. “Em toda a dispensação de um novo ciclo do tratamento é realizada atenção farmacêutica para verificar o estado geral do paciente, adesão ao tratamento e as possíveis reações adversas”, conclui Maria Gabriela