Equipe do IOV participa de palestra sobre ansiedade

03 de fevereiro, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/366/910x683.jpg

Com a pandemia da Covid-19, os profissionais de saúde estão vivendo muita pressão. Para ajudar a equipe a enfrentar esse desafio, o Instituto de Oncologia do Vale investiu na realização de palestras sobre ansiedade e no suporte psicológico.

“Neste momento de incertezas e medos, no qual ficamos num processo de luta ou fuga, o apoio emocional contribui muito para uma melhor forma de entender e enfrentar a situação que nos ameaça”, afirma a psicóloga do IOV Ana Eliza Ramalho Sakakibara, que realizou a palestra.

Para garantir a segurança de todos, a palestra foi gravada e os colaboradores a assistiram em grupos pequenos de seis a sete pessoas. Foram abordados temas como os níveis de ansiedade, sintomas físicos, cognitivos, comportamentais e emocionais e técnicas de enfrentamento.

“Todos sentimos ansiedade em maior ou menor grau e técnicas como respiração, mudança de foco, prática de atividades físicas e caminhada são excelentes recursos para diminuí-la”, afirma Ana Eliza.

Segundo a VSM do Fluxo de Assistência do IOV, enfermeira Elisângela Romano, depois de assistir a palestra os colaboradores puderam tirar suas dúvidas por e-mail e em casos de maior necessidade e emergenciais receberam atendimento da psicóloga do IOV e, se preciso, estão sendo encaminhados para acompanhamento médico e psicológico. 

“Essa ação foi muito boa para a equipe, pois como a Ana Eliza está muito próxima como colega de trabalho e profissional, o nível de confiança de todos foi alto e os resultados ótimos”, conclui Elisângela.