Equipe multiprofissional cria protocolo de orientação sobre uso de sondas

07 de julho, 2023 em

http://iov.com.br/files/c/540/530x910.jpg

Durante o tratamento oncológico algumas pessoas podem necessitar de sondas para se alimentar e ingerir medicamentos. Para ajudar os cuidadores e familiares destes pacientes a equipe multiprofissional do Instituto de Oncologia do Vale tem um trabalho de orientação voltado para esse público. 


De acordo com coordenadora de farmácia do IOV, Camila Moraes dos Santos, quando um paciente necessita do uso de sonda as equipes de farmácia e de nutrição desenvolvem um esquema individualizado de manejo e realiza a orientação da família e do cuidador. 


“Essa medida visa garantir o bem-estar do paciente, pois para utilizar medicações por sonda é necessária uma análise técnica das formas farmacêuticas, composição de cada medicação e uma verificação dos estudos disponíveis para identificar o que pode ser macerado, a quantidade de água que cada medicamento necessita para ser diluído para passar pela sonda e não causar nenhum desconforto para o paciente”, explica Camila. 


Entre os cuidados que fazem parte do protocolo de orientação estão o correto armazenamento e higiene da dieta e dos equipamentos, higiene pessoal, conservação, posição e tempo correto para administração da sonda. 


“Para auxiliar em alguma dúvida que possa surgir durante o manejo em casa também preparamos um vídeo de orientação que disponibilizamos para os pacientes”, conclui a nutricionista do IOV, Isadora Ferreira Silva 



Quando um paciente oncológico precisa usar sonda? 

Quando a ingestão alimentar via oral é menor que 60% em pacientes com risco nutricional, disfagia (dificuldade de engolir), pancreatite aguda grave e rebaixamento do nível de consciência (redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais).