EQUIPES DE FARMÁCIA E NUTRIÇÃO ELABORAM TÉCNICAS PARA APOIAR PACIENTES COM DIFICULDADE DE DEGLUTIÇÃO

28 de setembro, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/410/216x340.png

 Durante o tratamento oncológico, alguns pacientes podem apresentar dificuldades de engolir, prejudicando a ingestão dos medicamentos. Para ajudá-los a seguir o tratamento de uma forma mais tranquila e a ter mais qualidade de vida, as equipes de farmácia e nutrição do Instituto de Oncologia do Vale se reuniram para discutir técnicas e alternativas que podem ser utilizadas para ajudar na ingestão de comprimidos.

 
“Essa discussão é muito importante, pois alguns pacientes apresentam dificuldades de engolir devido alguns diagnósticos de câncer, maceram ou trituram e diluem os comprimidos. Isso não é indicado, pois pode comprometer a dosagem e não ser eficaz para o tratamento.”, explica a farmacêutica Maria Gabriela Mouallem Brandão.

 Na reunião, a nutricionista abordou os tipos de   sonda que são administradas nos pacientes que apresentam dificuldade de deglutição e a importância do manejo. A equipe da farmácia enfatizou a relevância de verificar as particularidades de cada medicamento para uma administração correta por sondas.

Para a nutricionista Isadora Silva há outras alternativas. 


“Alguns pacientes que se engasgam quando tomam o medicamento com água podem utilizar vitamina de frutas, mel ou azeite para ajudar na deglutição de comprimidos. O importante é sempre buscar o apoio da equipe multiprofissional para encontrar a melhor opção para cada um”, conclui.