Festa junina promove bem-estar de pacientes e colaboradores

26 de junho, 2023 em

http://iov.com.br/files/c/542/686x915.jpg

Na última semana de junho, todas as unidades do Instituto de Oncologia do Vale realizaram uma festa junina para promover a cultura popular e estimular o bem-estar dos pacientes.  


“Esse tipo de comemoração promove uma mudança de foco que permite aos pacientes deixarem de lado a tensão, relaxar, cantar, sorrir, resgatar memórias afetivas e ter momentos de conforto que trazem leveza para a fase que eles estão vivendo”, afirma a psicóloga do IOV, Ana Eliza Sakakibara. 


A cada dia, uma unidade recebeu a visita da dupla Luis Paulo e Figueirense que animou pacientes e colaboradores. Na unidade de quimioterapia de São José, os cantores contaram também com o reforço do sanfoneiro Rodrigo Lopes e do artista caipira Tonho Prado. Além disso, foram distribuídos quitutes para os pacientes e um kit de comidas juninas para os colaboradores, que foram todos trabalhar vestidos a caráter para entrarem no clima da festa. 


“Quando participo da festa junina do IOV, tento levar alegria, mas volto sempre com muito mais alegria”, contou Luis Paulo. 


Para a paciente Iolanda Ferreira, que cantou junto com os violeiros que se apresentaram na radioterapia, a festa junina tornou o dia mais agradável. “Eu achei lindo, a música me distraiu e pareceu até que o tratamento foi mais rápido”, falou. 


A radio-oncologista do IOV, Sarah Leal, reforçou o benefício gerado pela festa. “A música é frequência e ajuda a tratar o coração, a alma, a cabeça e o pensamento dos pacientes. O amor e o sorriso também são fontes de cura”, disse.