Físicos médicos participam do programa prático de formação lean

23 de fevereiro, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/465/613x613.jpg

Visando a expandir a cultura Lean no IOV, ampliando a aplicação das ferramentas e a capacitação da equipe, a cada semestre alguns profissionais do Instituto participam do Programa Prático de Formação Lean. Realizado pelo Lean Institute Brasil, o treinamento tem o objetivo de desenvolver profissionais nas dimensões conceitual, técnica e comportamental, combinando teoria com a implementação real de um projeto.

 

No final de 2021, os participantes da formação foram os físicos médicos Luiz Fernando Pirani e Gustavo B. Squarizzi.

Para o coordenador dos físicos médicos, Luiz Fernando Pirani, participar desta imersão foi muito importante para se aprofundar em conceitos e ferramentas que são utilizados no dia a dia do IOV. Como parte do trabalho realizado durante a formação, ele elaborou um A3 que ajudou a reduzir o tempo de interrupções entre o trabalho dos físicos médicos em 11%.

“Com isso, conseguimos otimizar o processo e garantir mais tempo para nos dedicarmos à gestão da documentação da radioterapia, de modo que podemos ter uma melhor organização e aumentar ainda mais a segurança dos pacientes”, afirma.

 

Já o físico médico Gustavo Squarizzi Ferreira, dedicou seu trabalho de A3 ao mapeamento do fluxo de valor do paciente e à eliminação do desperdício de tempo nas tarefas e processos da radioterapia.

“O curso foi muito prático e pudemos nos aprofundar muito na aplicação da mentalidade Lean, são aprendizados que podem ser levados para diversas áreas da vida”, conclui Gustavo.

“Contar com a participação dos físicos médicos na formação e no desenvolvimento de projetos de FMEA na radioterapia é muito importante para o amadurecimento da jornada Lean na área, pois estes profissionais são o coração da assistência das unidades de radioterapia”, destaca a gerente de Lean Office do IOV, Stela Antunes Coelho.


"Com isso, conseguimos otimizar o processo e garantir mais tempo para nos dedicarmos à gestão da documentação da radioterapia, de modo que podemos ter uma melhor organização e aumentar ainda mais a segurança dos pacientes"