IOV adota protocolo que agiliza o tratamento radioterápico de pacientes de mama

03 de fevereiro, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/370/1317x1193.jpg

Sempre inovando a equipe de radioterapia do Instituto de Oncologia do Vale está adotando um novo protocolo para o tratamento de câncer de mama que reduz o número de sessões de radioterapia, garantindo os mesmos resultados.

Segundo a site manager do Grupo IOV, Leonídia Altoé, o hipofracionamento está disponível para pacientes que estão fazendo o tratamento de mama em 3D. “Adotamos o protocolo com base em estudos mundiais que validam essa prática. Ela aumentar a dose aplicada no campo de tratamento, reduzindo o número de aplicações”, explica.

Entre os benefícios do hipofracionamento estão a redução do deslocamento do paciente, algo extremamente importante neste momento de pandemia de Covid-19, o menor tempo de tratamento e a possibilidade de ampliar o número de pessoas atendidas em um curto período. “É possível reduzir um tratamento que seria de 30 dias úteis para 20 dias, o que é muito representativo em um tratamento oncológico”, afirma Leonídia.

Antes de iniciar o tratamento de cada paciente, os radioterapeutas avaliam o caso para se certificar de que há a indicação de realizar hipofracionamento. Sempre que há essa possibilidade o protocolo é adotado garantindo segurança e agilidade ao tratamento.