IOV alerta para descarte correto de resíduos que aumentaram durante a pandemia

04 de junho, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/383/827x433.jpeg

A pandemia da Covid-19 gerou impactos nas mais diversas áreas da vida. O meio ambiente também foi impactado. Se por um lado estudos apontaram diminuição da poluição do ar, por outro aumentou o descarte de embalagens utilizadas em delivery, de luvas e máscaras.

Pensando nisso, no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Instituto de Oncologia do Vale, alerta para o descarte correto destes materiais que ainda gera muitas dúvidas.

Caixas de pizza, outros tipos de caixas de papel ou papelão, mesmo que engorduradas, sacolas e embalagens plásticas, marmitas de alumínio e embalagens de isopor, podem e devem ser recicladas, basta remover os resíduos de alimento que ficam na embalagem.

O descarte de máscaras e luvas, essenciais para a proteção contra à Covid-19, também merece atenção especial, pois se feito inadequadamente pode trazer consequências ao meio ambiente e à saúde dos agentes de limpeza. Elas devem ser jogadas no lixo orgânico, nunca entre os recicláveis. O saco de lixo deve ser bem fechado com um nó e deve se certificar que não há furos para evitar o contato com o conteúdo.

Segundo a coordenadora de Farmácia do IOV, Camila Moraes, o descarte dos medicamentos também dever ser feito de forma cuidadosa. “Os medicamentos possuem características químicas que se descartados incorretamente apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, contaminando o solo e a água. Orientamos nossos pacientes a adquirir apenas a quantidade suficiente para uso, pois dessa forma evitamos que os produtos vençam e tenham que ser descartados”, ressalta.

Se o medicamento venceu e precisa ser descartado ele não deve ser jogado no vaso sanitário ou no lixo. O correto é levá-los até um ponto de coleta para o descarte ambientalmente correto, como as farmácias e drogarias que atuam com a chamada logística reversa. Elas recebem medicamentos vencidos para encaminhá-los ao destino correto sem risco de contaminação.