IOV celebra Dia Mundial do Meio Ambiente e orienta sobre redução de impacto ambiental

26 de maio, 2020 em

http://iov.com.br/files/c/297/1200x627.jpg

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como principal missão criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Visando promover a reflexão sobre o papel de cada um na preservação ambiental, o Instituto de Oncologia do Vale promove ações de conscientização sobre o prejuízo do descarte incorreto de medicamentos e outros resíduos.

 “O IOV sempre teve grande preocupação com todo esse fluxo desde a produção consciente até o destino final de todos os tipos de resíduos, inclusive os medicamentos não utilizados, frascos de medicamentos vazios e bolsas contaminadas com esse tipo de resíduo. Seguimos todos as especificações e fazemos parcerias com empresas que atendem as legislações vigentes, proporcionando o transporte e destino final correto”, destaca Camila Moraes, coordenadora de Farmácia do IOV.

Os medicamentos possuem características químicas que se descartados incorretamente apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, contaminando o solo e a água. “Nosso papel como instituição de saúde é informar e conscientizar a todos sobre esses riscos. Também orientamos nossos pacientes a adquirir apenas a quantidade suficiente para uso, pois dessa forma evitamos que os produtos vençam e tenham que ser descartados”, ressalta Camila.

Apesar de parecer difícil, é possível ajudar com medidas individuais muito simples. Confira algumas dicas importantes do IOV:

Descarte de medicamentos: você sabia que o descarte incorreto de medicamentos apresenta riscos à água, ao solo, aos animais e também à saúde pública? Se seu medicamento venceu, não jogue no vaso sanitário ou no lixo, leve-os até um ponto de coleta para o descarte ambientalmente correto.

Existe também a chamada logística reversa, que funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao destino final sem risco de contaminação.

Descarte de pilhas e baterias: antes de tudo é necessário armazenar as pilhas e/ou baterias – sem misturá-las com outros tipos de materiais – e embalá-las em plástico resistente para não pegar umidade a fim de evitar vazamentos. Com as pilhas e baterias embaladas leve-as para o posto de recolhimento mais próximo de você.

Descarte eletrônico: primeiramente separar o lixo eletrônico de resíduos orgânicos e do lixo reciclável. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, prevê que fabricantes e importadores de eletroeletrônicos devem se responsabilizar pelo descarte correto deste tipo de material. Por isso, é importante checar com a empresa fabricante do seu eletrônico qual é o procedimento adotado para o descarte correto.

Com a pandemia do novo coronavírus, a recomendação é a de que todos que puderem permaneçam em casa. Neste caso, o ideal é separar e armazenar o lixo em algum local da casa, e aguardar até que seja seguro sair para descartá-los nos postos adequados.