IOV completa 25 anos, com muitos avanços no combate ao câncer

30 de setembro, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/355/765x488.png

Com a missão de reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas e a visão de ser protagonista global na luta contra a doença, há 25 anos era fundado o Instituto de Oncologia do Vale, a primeira clínica especializada em oncologia do Vale do Paraíba. Desde então muita coisa mudou e o IOV cresceu muito, sem se desviar de sua missão e visão.


"Quando começamos nem dava para imaginar o quanto íamos crescer, era um desafio atrás do outro, mas o trabalho era muito gratificante e havia um carinho enorme pelo que fazíamos e pelos pacientes. Além disso, tinha o exemplo dos diretores que nos inspiravam a sempre fazer o melhor”, relembra a site manager e gerente de relacionamento do IOV, Leonídia Altoé, colaboradora há 25 anos.


Ao longo de sua história, o IOV ampliou o número de unidades, hoje, são três, sendo duas em São José dos Campos e uma em Taubaté, e agregou novos serviços como a radioterapia. Investiu fortemente na humanização do atendimento com a criação da equipe multiprofissional, do cuidado coordenado, que reduziu em 75% a ida dos pacientes em tratamento ao pronto atendimento, e agora com a criação do consultório de Cuidados Paliativos.


“Fazer parte das conquistas das certificações e da jornada lean do IOV foi muito importante para mim profissionalmente, mas saber que meu trabalho aqui realmente faz diferença na vida do paciente é o mais gratificante. Aqui experimentei o prazer de trabalhar e ver na prática o que é humanização de verdade”, destaca a farmacêutica Camila Moraes dos Santos, colaboradora do IOV há 15 anos.


“Alguns pacientes já me perguntaram se a gente tinha um curso para ser tão carinhoso e respeitoso com eles, mas isso vem do coração da equipe. A Leonídia treinou muitos de nós, mas aprendemos esse amor e carinho no dia a dia, no convívio com cada paciente e no exemplo da liderança”, conta a auxiliar de enfermagem Cláudia Cibele Aparecida da Silva, colaboradora há 20 anos.


Todo esse trabalho e dedicação de cada colaborador ajudou na recuperação de muitos pacientes que passaram pelas clínicas, além de tornar o IOV uma referência mundial na aplicação da mentalidade lean na área da saúde e na conquista de certificações de qualidade nacionais e internacionais. Mas ainda há muito o que fazer para reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas, por isso, o IOV não para e ainda terá muita história para contar.


Conheça mais da história do IOV e dos colaboradores que fizeram parte destes 25 anos :

 

“Trabalhar no IOV é muito gratificante, tanto pessoal quanto profissionalmente. Aqui há muito compromisso e transparência no relacionamento com pacientes, familiares e colaboradores. Temos muito respaldo para realizar nosso trabalho e isso faz eu me sentir parte de uma família”, explica Graça Marques, assistente social que atua na equipe há 20 anos.


“Ao longo de sua história o IOV passou por uma importante mudança de cultura, evoluiu muito no que diz respeito a gestão empresarial e qualidade, mas isto aconteceu sem que a humanização e o afeto existente entre a equipe e os pacientes fosse deixado de lado. Aqui há um vínculo muito forte entre todos”, afirma a VSM do Fluxo de Assistência do IOV, que trabalha no IOV há 19 anos, Elisangela Keli Romano.

 

“Tenho muita coisa boa para contar. Minha maior felicidade é todos os dias ver pessoas entrando para fazer o tratamento e depois de algum tempo saírem curadas. Aqui criamos um vínculo com os pacientes. Já falaram que tinham que pegar a nossa equipe como exemplo de atendimento e respeito. Isso é uma atitude muito bonita dos pacientes”, conta o porteiro Sidnei Alexandre, colaborador do IOV há 15 anos.

 

“O IOV foi meu primeiro e único emprego. Acompanhei a construção, a inauguração da clínica e toda a jornada lean. Foi um grande aprendizado ver toda essa mudança, mas também foi muito gratificante perceber que todas essas mudanças sempre visaram oferecer o melhor atendimento ao paciente, sem deixar de lado o colaborador. Aqui a humanização é para todos, equipe e pacientes”, destaca a coordenadora financeira, Edvane Aparecida de Lima Coura, que faz parte da equipe há 17 anos.

 

"Trabalhar no IOV não é só um aprendizado profissional, mas também pessoal. Nesses anos me tornei adulta, deixei de ser apenas filha para me tornar mãe e esposa. Uma pessoa completa. Admiro muito o IOV e a cada dia meu respeito, admiração e amor só aumentam. Essa é uma empresa idônea, que valoriza e respeita seus funcionários e, principalmente, que cuida com amor e segurança de todos os pacientes. Sou muito grata ao IOV”, afirma Priscilla Arcas de Moura, VSM do Fluxo Assistencial da unidade Taubaté e colaboradora há 20 anos.

 

“Iniciei no IOV como auxiliar administrativa, na unidade que existia em Pindamonhangaba. Tempos depois, fui indicada para começar uma nova etapa como assistente administrativa, na unidade do IOV em Taubaté. Durante a minha trajetória, realizei o sonho de me formar em uma faculdade, sempre com o incentivo da liderança e hoje atuo no cargo de coordenadora administrativa. Me sinto muito feliz por fazer parte dessa história e poder dividir um pouco do que vivi nessa caminhada. São anos de conhecimento e aprendizado que me proporcionaram várias realizações.”, relata a coordenadora administrativa, Valéria Aparecida Ferreira Maia, que atua no IOV há 16 anos.

 

 

“Eu entrei no IOV como motorista. Depois de aproximadamente 2 anos, surgiu uma oportunidade na área e estoque onde descobri minha vocação profissional, fui orientado por um gestor a estudar e me formei na área. Hoje sou coordenador de logística e tenho muito orgulho de fazer parte da empresa, que é referência em qualidade e tem um trabalho humanizado tanto com pacientes quanto com colaboradores. Sou muito grato, pelo IOV ter me ajudado a encontrar um propósito na minha vida.” Adelmo da Costa Teixeira, coordenador de Logística e colaborador há 17 anos.

 

“A história da minha formação e carreira se fundem com a história do IOV. Aqui eu cresci muito pessoal e profissionalmente, aprendi muito sobre gestão e estratégia.  Tenho muito orgulho de ter feito parte desta história e participado da construção deste modelo de gestão baseado na mentalidade lean e de ter participado de projetos de apoio a Secretaria de Saúde e ao Hospital Municipal de São José dos Campos, que estão alinhados com a missão e visão do IOV de lutar contra o Câncer e oferecer sempre o melhor cuidado”. Stela Maris Antunes Coelho, gerente de Lean Office do IOV.

 

“Nestes 15 anos que estou no IOV, pude viver várias fases do meu desenvolvimento e de toda a equipe que administra e presta atendimento ao paciente. Me desenvolvi pessoalmente através de cursos proporcionados para a equipe, como foco no relacionamento interpessoal, comunicação, desenvolvimento em metodologia lean.  Aqui há um pensamento de gerar valor para o paciente e de fazer com que ele se sinta amparado em qualquer situação. Me sinto imensamente grato por fazer parte dessa equipe de pessoas que colaboram para que todos possam crescer e vencer as batalhas do dia a dia. Lutas sempre temos, mas sabemos que aqui as pessoas estão dispostas a dar o seu melhor para que vençamos juntos cada desafio.” Reinaldo Willian Sobral de Oliveira, colaborador da área de TI há 15 anos

 

“O IOV me concedeu mais que a oportunidade de um emprego. Ele me permitiu me desenvolver como ser humano e profissional. Há mais de uma década compartilho 8 horas do meu dia, não apenas com colegas de trabalho, mas com pessoas incríveis que fazem um dia comum valer a pena.”, Fernanda Moreira Toledo Juvenal, enfermeira do Lean Office colaboradora do IOV há 15 anos.

 

“O IOV me abriu as portas para o mercado de trabalho. Era recém formado em técnico de enfermagem quando fui contratado. Aqui tive a oportunidade de me desenvolver, fiz faculdade, pós-graduação e me especializei na área de oncologia. Minha promoção a enfermeiro foi muito marcante, pois conciliar o trabalho, a família e a faculdade foi um desafio, mas foi muito gratificante”, Josias Ferreira de Souza, enfermeiro e colaborador do IOV há 15 anos.

 

“Tenho muito orgulho de trabalhar no IOV, uma empresa que se preocupa com os funcionários. Nos meus 56 anos de vida nunca trabalhei em um lugar como aqui, onde o funcionário é reconhecido pelos patrões como somos. Só pretendo sair quando me aposentar. Todos são muito dedicados e honestos, não medem esforços para oferecer o melhor tratamento, o melhor medicamento. É tudo de primeira linha e os pacientes são muito bem tratados”, Antônio Carlos  Lima de Oliveira, motorista do IOV há 16 anos.