IOV conta com enfermeiras treinadas para a colocação de cateter PICC

21 de julho, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/396/2482x1299.jpg

Pacientes do  Instituto de Oncologia do Vale que precisam utilizar o cateter venoso central de inserção periférica, mais conhecido como cateter de PICC, podem contar com o apoio de enfermeiras do especialmente treinadas para a colocação do acesso.

“Antes do procedimento de colocação os pacientes passam por uma consulta com a enfermagem para esclarecer as dúvidas sobre o cateter e o procedimento de colocação. Depois fazemos a instalação e somente ao final do tratamento a remoção”, explica a coordenadora de enfermagem, Flaviane Cunha.

Indicado para pessoas que farão tratamento com protocolos de curta e média duração ou não tem um bom acesso venoso, o PICC é inserido em uma veia do braço até chegar à veia cava do coração, em um procedimento ambulatorial e com anestesia local. Após a colocação o paciente somente precisa evitar esforços físicos nos primeiros dias, mas logo já pode voltar a dirigir e realizar atividades do dia a dia como lavar louças entre outras coisas. 

“Basicamente o paciente precisa apenas manter o curativo que fica sobre o cateter limpo e seco para evitar contaminação. Em contrapartida ele deixa de levar picadas a cada sessão de quimioterapia ou coleta de sangue”, conclui Flaviane.