IOV promove oficina de artesanato solidário de Páscoa

12 de abril, 2019 em Oficina

http://iov.com.br/files/c/178/1280x960.jpeg

Como parte da programação das Oficinas Qualidade de Vida, a equipe multidisciplinar do IOV realizou um workshop de artesanato solidário de páscoa nas unidades de São José dos Campos e Taubaté.

“A páscoa é um renascimento, é um renascer que temos diariamente. E essas atividades fortalecem a autoestima de cada uma das pacientes, o fazer algo agrega valor porque elas podem, e não é porque estão em tratamento ou em acompanhamento médico que não podem”, afirma Graça Marques, assistente social do IOV e presidente voluntária da Casa Recomeço.

A oficina contou com o apoio das artesãs voluntárias da Casa Recomeço, que ensinaram a fazer porta-guardanapos, ovos de páscoa decorativos e coelhos de feltro. Adriana Fernandes é artista plástica e uma das artesãs voluntárias da Casa Recomeço, e conta sua própria experiência sobre a importância do artesanato nessa fase de tratamento. “Meu pai já faleceu de câncer e minha mãe faz tratamento há 14 anos. Vou na casa dela todas as semanas fazer esse trabalho que estamos fazendo aqui no IOV, a gente passa a tarde inteira fazendo artesanato, e vejo o quanto isso é essencial nessa fase”, enfatiza. 

Essa foi a primeira oficina em que a Márcia Cristina da Silva, paciente do IOV participou. “Amo artesanato, fico aqui durante umas 4 horas fazendo a minha sessão de quimioterapia, e sempre trago algo para fazer trabalhos manuais. Enquanto estou lá faço crochê, bandeirolas de feltro, sempre tenho algo, assim o tempo passa muito mais rápido”, diz. Márcia também falou sobre os benefícios dessas atividades no período de tratamento. “A cabeça é tudo, quando temos algo que gostamos e que consegue tirar o câncer como foco, o nosso corpo até responde melhor”, compartilha. 

Maria Elizabete Siqueira é aposentada e acompanha a irmã, que já foi paciente no IOV, e que hoje faz o acompanhamento no Instituto, semestralmente. “Essas oficinas são muito boas, e principalmente para quem faz o tratamento. Um interage com o outro, brinca, e tudo isso mexe com a cabeça, ajuda a esquecer os problemas. Com certeza quero continuar vindo”, diz.