Liderança Lean e criação de valor para o paciente

23 de fevereiro, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/475/378x185.png

Em 2021, o Instituto de Oncologia do Vale deu um importante passo dentro da jornada Lean. Nós investimos ainda mais no desenvolvimento de lideranças Lean, organização, planejamento, integração das informações em todos os níveis e implantamos o desdobramento das nossas reuniões estratégicas à organização diária do que chamamos de “round’ em todas as camadas da Instituição.

Os rounds têm o objetivo de alinhar orientações de rotina diária, focando em segurança, qualidade, eficiência e pessoas, com o propósito sempre de trazer valor para o paciente.

Atualmente, são realizados rounds da diretoria com gerentes, que desdobram as informações para os coordenadores, de modo que temos um olhar mais atento sobre o trabalho padronizado em todas as áreas da instituição e todos estão profundamente alinhados com a estratégia.

Interligado com o round, as lideranças realizam várias visitas diárias, chamadas “gemba, termo japonês que significa “local real”, nas quais acompanham todas as atividades assistenciais e oferecem mais suporte para a equipe responsável.


Com isso, ganhamos lideranças mais envolvidas na rotina e nas soluções de problemas da organização, aptas para tratar dificuldades com a operação de forma mais estratégica e temos um tempo de resposta menor quando alguma oportunidade de melhoria é identificada.


Tudo isso gera benefício para o paciente, que sempre está no centro de todas as nossas ações, pois eliminamos desperdícios e criamos valor para ele, proporcionando um atendimento cada vez mais eficiente, seguro e de qualidade.