Luvas e meias hipotérmicas podem reduzir efeitos colaterais da quimioterapia

02 de abril, 2019 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/175/3888x2592.jpg

Os efeitos colaterais que os tratamentos oncológicos trazem aos pacientes é sempre uma preocupação, pois podem atrapalhar um planejamento terapêutico. Entre os efeitos adversos que mais podem prejudicar o tratamento está a neuropatia, que leva ao formigamento das mãos e pés, alterações da sensibilidade e até perda de equilíbrio. 

Visando minimizar este efeito colateral, o Instituto de Oncologia do Vale está indicando o uso de luvas e sapatilhas hipotérmicas durante a quimioterapia com drogas que podem gerar este tipo de desconforto. A medida segue recomendações pioneiras evidenciadas em estudos clínicos recentes que apontaram que o benefício (chance de não ter alterações na sensibilidade) pode atingir até 80% das pessoas.  


Como funciona

O processo de utilização das luvas e sapatilhas hipotérmicas é realizado com acompanhamento médico e de enfermagem especializados. Cerca de 15 minutos antes de começar a quimioterapia as luvas e sapatilhas são retiradas de um freezer especial e são colocadas no paciente, para iniciar o processo de resfriamento das mãos e dos pés.  Elas são substituídas por outras, a cada 45 minutos, para manter a temperatura gelada.

Quando se coloca as luvas e sapatilhas hipotérmicas, os vasos sanguíneos superficiais das mãos e dos pés se contraem, diminuindo o fluxo de sangue na região, e dessa forma, a quantidade de medicamento que chega até os nervos sensoriais é menor.