Modelo de treinamento adotado pelo IOV garante padronização das atividades e melhoria constante

16 de junho, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/493/1024x768.jpeg

Visando manter a padronização no treinamento de colaboradores, das atividades e a qualidade do atendimento, o Instituto de Oncologia do Vale vem ampliando a aplicação da metodologia TWI (Training Within Industry) também conhecida como Treinamento no Local de Trabalho. 

“A principal vantagem desta metodologia é ter um passo a passo claro e padronizado para que os líderes ensinem os processos aos seus liderados, nivelando os conhecimentos, garantindo que todos sejam treinados da mesma forma, executem suas atividades da maneira adequada e estejam aptos para trabalhar com melhorias contínuas”, afirma a gerente de Lean Office, Stela Maris Antunes Coelho. 


Como funciona o TWI

O primeiro passo para a aplicação do Treinamento no Local de Trabalho é a criação de Trabalhos Padrões visuais e claros que ficam posicionados próximo ao local onde a atividade é realizada.

A segunda etapa é preparar os líderes e mentores para treinar os novos profissionais. Durante o treinamento, eles serão os responsáveis por explicar a atividade e praticá-la, repassando verbalmente os passos que estão descritos no Trabalho Padrão. Na sequência, o profissional em treinamento deve realizar a atividade verbalizando cada etapa para concretizar o aprendizado e garantir que entendeu “o que fazer”, “como fazer” e “porquê fazer”.

Quanto o ciclo do TWI está completo e a metodologia está em pleno funcionamento são acrescentadas auditorias que podem ser realizadas por profissionais de diversos níveis da instituição. Chamadas Kamishibai elas garantem que os procedimentos estão sendo seguidos adequadamente.

“Elas garantem que o processo padrão está sendo seguido e nos ajudam a identificar as necessidades de melhorias, revisão dos Trabalhos Padrões e de reaplicar os treinamentos”, explica Stela.

Atualmente, a equipe de radioterapia está realizando a revisão dos Trabalhos Padrões do fluxo assistencial. Segundo a VSM da radioterapia, Fernanda Moreira Toledo Juvenal, essa revisão ajudará a otimizar o fluxo e será sucedida da revisão dos Treinamentos no Local de Trabalho.

“Esse processo é parte da melhoria contínua que realizamos diariamente sempre em busca da melhor qualidade assistencial”, conclui Fernanda.