Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembre-se da importância de hábitos saudáveis!

26 de novembro, 2020 em Campanha

http://iov.com.br/files/c/361/1240x649.png

Em 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada para alertar a população sobre os riscos e conscientizar para a prevenção da doença, que já é considerada o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Os principais fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer são o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, a idade avançada, a exposição ao sol e a agentes tóxicos por período prolongado. Logo, quando se fala em prevenção à adoção de hábitos saudáveis é essencial.

“Abandonar o tabagismo ou nunca fumar,  adotar a prática de atividades físicas regulares, controlar o peso, ter uma alimentação saudável e usar protetores solares, são medidas simples e eficazes que podem ser adotadas por todos”, afirma o médico oncologista e diretor clínico do Instituto de Oncologia do Vale, Dr. Henrique Zanoni Fernandes.

Além de adotar hábitos saudáveis, realizar exames preventivos também é essencial na prevenção ao câncer. “Quando mais precocemente é feito o diagnóstico maiores as chances de cura, por isso é tão importante que as pessoas não deixem de fazer a prevenção, principalmente conforme a idade vai avançando”, conclui Dr. Henrique.