No Dia Internacional da Mulher, cirurgião oncológico reforça a importância da autopercepção e do cuidado com a saúde

08 de março, 2021 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/371/826x431.jpeg

As mulheres já ocupam diversos espaços na sociedade e neste esforço para exercer diversos papéis, muitas vezes acabam se esquecendo de si mesmas. Por isso, neste dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar sobre a importância do autocuidado, da autopercepção e do amor-próprio, na prevenção e o tratamento dos canceres mais comuns entre as mulheres.

“A melhor forma de prevenir o câncer e uma série de outras doenças é focar no bem-estar físico e emocional, bem como no combate ao estresse. A prática regular de atividades físicas, manter uma alimentação balanceada, não fumar e manter momentos de descanso e lazer são essenciais”, afirma o cirurgião oncológico Dr. Matheus Rodrigues Duque.

De acordo com o médico, um bom exemplo é a prevenção e combate ao câncer de mama, pois conhecer o próprio corpo, sempre reservar um tempo para o autoexame e para visitas de rotina ao ginecologista ou mastologista são atitudes essenciais para o diagnóstico precoce, do tumor que, excetuando-se o câncer de pele, é o mais comum entre as mulheres de todo o mundo.

“A mulher que conhece seu corpo, em especial sua mama no dia a dia, sabe quando algo não está ‘normal’ tem maior chance de identificar alguma alteração precocemente e ter um prognóstico melhor”, explica.

As visitas regulares ao ginecologista e o autocuidado também são muito importantes para a prevenção do câncer de colo de útero, o quarto mais comum entre as mulheres.

Em 90% dos casos esse tumor é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) que provoca alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações podem ser facilmente descobertas no exame preventivo conhecido como Papanicolau. Além disso, existe ainda a possibilidade de iniciar a prevenção na pré-adolescência, por meio da vacinação contra o HPV.

A vacina tetravalente contra o HPV para meninas d de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, foi implementada pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal e protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

“A vacinação, o uso de preservativos e o exame preventivo se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mesmo as mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo periodicamente, pois a imunização não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV”, explica Dr. Matheus.

O câncer de endométrio também pode ser evitado através da adoção de um estilo de vida saudável do autocuidado. Mais comum em mulheres que já entraram na menopausa, ele tem como principais fatores de risco a predisposição genética, o excesso de gordura corporal, o diabetes mellitus e uma alimentação rica em produtos processados e ultra processados.

“Manter a alimentação balanceada, atividade física regular e o peso saudável ajuda a prevenir o câncer, além de ajudar a manter o bem-estar e a saúde em todas as fases da vida da mulher. É muito importante reservar um tempo para si mesma e se cuidar”, conclui o médico.