O que é quimioterapia?

19 de julho, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/327/1200x627.png

A quimioterapia é uma modalidade utilizada no tratamento do câncer que tem como base medicamentos com função de interromper a multiplicação das células tumorais. Ela é um tratamento sistêmico, ou seja, não age num local específico, a intenção é tratar o tumor nos diferentes órgãos e possíveis células que estejam circulando no sangue, mas ainda não visíveis. 

Os medicamentos podem ser ministrados por via endovenosa ou oral e com intervalos bem variados, uma semana, 14 dias, 21 dias, 28 dias, ou até de maneira contínua no caso de alguns tratamentos orais.

Segundo a Dra. Fernanda Navarro, médica oncologista do IOV, o tipo de quimioterapia deve ser escolhido pelo oncologista que considera o tipo de tumor e o estadiamento - processo para determinar a localização e a extensão do câncer no corpo do paciente. Por isso é essencial consultar seu médico para tirar todas as dúvidas e entender qual o tipo de tratamento deverá utilizar. 

Efeitos colaterais 

Alguns quimioterápicos, podem causar náusea e vômito alguns dias após a aplicação, mas hoje em dia já está disponível um arsenal muito eficaz para controle desses sintomas. Outros efeitos são alterações no funcionamento do intestino, alteração de sensibilidade nas mãos e pés, alteração do apetite a depender de cada tratamento. As quimioterapias agem nas células tumorais, mas também nas células sadias, principalmente as que se renovam com maior frequência como os pelos e cabelos, por isso em alguns casos pode ocorrer a queda desses.