O que é radioterapia?

05 de julho, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/326/1200x627.png

A radioterapia é um tipo de tratamento que utiliza radiações ionizantes, Raio-X, por exemplo, para destruir ou impedir que as células de um tumor cresçam. Essa modalidade de tratamento é realizada em um aparelho chamado Acelerador Linear, que emite a radiação de alta energia e, por isso, tem um grande poder de penetração em tecidos humanos e produz alterações celulares que levam as células neoplásicas à morte ou estagnação.

Segundo a Dra. Tatiana Leitão de Azevedo, médica radio-oncologista do IOV, a dose é dividida em aplicações diárias, e a aplicação é indolor e não corta a pele, no entanto, dependendo da área em que a radioterapia é realizada pode causar alguns efeitos colaterais. “Se a aplicação for feita na região pélvica pode causar dor ao urinar, alterações intestinais, diarreia, cólica. Outros efeitos como fadiga, náusea e perda de apetite, reações de pele também podem acontecer em alguns pacientes durante a radioterapia”, explica.

O IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) é uma das modalidades de radioterapia altamente precisa que permite a aplicação de altas doses de radiação no volume alvo. “Com o IMRT conseguimos aplicar maior dose na região do tumor e poupar dose nos órgãos normais próximos a ele”, explica a médica do IOV.

A radioterapia pode ser utilizada como tratamento primário juntamente com a quimioterapia, e em alguns casos pode ser aplicada antes da realização da cirurgia na tentativa de diminuir o tumor, ou também após a cirurgia para diminuir a possibilidade de que o tumor retorne. Segundo a Dra. Tatiana, em alguns casos a radioterapia também pode ser utilizada para melhora da dor, sangramento e controle de alguns sintomas durante o tratamento do câncer, ela também dá algumas orientações de bem-estar para pacientes logo após o tratamento. “Alimentação adequada, ingestão de água, sono restaurador, atividade física e o cuidado com a saúde mental podem ser partes importantes para o bem-estar e recuperação pós tratamento”, complementa.