Oficina de Qualidade de Vida do IOV realiza artesanato solidário de Natal

04 de dezembro, 2019 em Oficina

http://iov.com.br/files/c/258/1800x1200.JPG


Em clima natalino, a equipe multiprofissional do IOV promoveu o Artesanato Solidário de Natal, que desde o ano passado faz parte da programação da Oficina de Qualidade de Vida. 

As oficinas e atividades manuais têm esse poder terapêutico para os pacientes em tratamento do câncer, pois proporcionam um momento de descontração e relaxamento. “Ocupa a cabeça, o tempo, e ainda sentimos que estamos ajudando os outros também. Amo aprender artesanato e receber atividades para a minha saúde mental no mesmo local em que faço tratamento de quimioterapia”, conta Carlota Abreu de Souza Valle, paciente do IOV. 

O Artesanato Solidário de Natal foi realizado com o apoio das artesãs voluntárias da Casa Recomeço, que ensinaram os participantes a confeccionar bolas e guirlandas natalinas para serem utilizadas na decoração de natal. Balbina Hernandez é paciente do IOV e voluntária da Casa Recomeço, e se dispôs a ajudar com a oficina. “É uma maneira de acolher as pessoas e interagir, a gente acaba trocando experiências”, destaca. 

Além do lado terapêutico, esta Oficina de Qualidade de Vida também teve um significado solidário, foram arrecadados alimentos não perecíveis que foram doados para a Casa Recomeço, instituição de apoio ao paciente oncológico que tem a missão de promover uma rotina saudável para a pessoa em tratamento e proporcionar qualidade de vida.

“Essas atividades fazem toda diferença na vida do paciente, vemos o quanto ele é capaz de produzir algo que traz satisfação, que aumenta a autoestima, e que ainda contribui de forma solidária com a Casa Recomeço”, destaca Graça Marques, assistente social do IOV e presidente da Casa Recomeço.